Título: Espiões dos EUA falam de guerra civil
Autor:
Fonte: O Globo, 03/02/2007, O Mundo, p. 44

Relatório diz que conflito entre xiitas e sunitas no Iraque é mais perigoso que al-Qaeda

WASHINGTON. A principal análise anual de informações de inteligência do governo dos EUA revelou ontem que a violência sectária dentro do Iraque é muito pior do que as ações da rede al-Qaeda no país. Além disso, usa a expressão ¿guerra civil¿ para descrever ¿elementos-chave do conflito iraquiano¿, algo que a Casa Branca se nega a fazer apesar da crescente violência interna do Iraque.

De acordo com Estimativa de Inteligência Nacional (NIE, na sigla em inglês) 2007, uma compilação de dados de agências de espionagem feita pelo Conselho de Inteligência Nacional, o confronto entre grupos étnicos e religiosos é o maior problema no país hoje.

O documento afirma que a expressão guerra civil ¿não captura adequadamente a complexidade do conflito¿, que envolve diferentes grupos de muçulmanos xiitas enfrentando-se, a rede al-Qaeda e ataques de rebeldes sunitas às forças americanas. No entanto, o documento afirma que a expressão ¿descreve corretamente elementos-chave do conflito iraquiano, inclusive as cada vez mais fortes identidades etno-sectárias, uma mudança total no caráter da violência, a mobilização etno-sectária, e os deslocamentos populacionais¿. Os curdos também devem se tornar um problema no futuro, principalmente depois de um referendo que deve ocorrer em dezembro sobre sua autonomia.

A NIE diz que a al-Qaeda permanece sendo um problema no país, mas a violência provocada pela rede foi ultrapassada pelo conflito entre os iraquianos.

Uma retirada excessivamente rápida dos soldados americanos poderia, de acordo com a avaliação da inteligência dos EUA, provocar um grande aumento na morte de civis e a intervenção de países vizinhos. Mais do que o Irã e Síria, o relatório teme uma invasão da Turquia do norte do Iraque.

Ao contrário, Irã e Síria, que têm sido acusados pelo governo Bush de incitarem a violência no Iraque, parecem não assustar as agências de espionagem. De acordo com a NIE, ¿atores externos não devem ser um grande motor de violência ou de uma possível desestabilização¿.

Os congressistas que receberam ontem o relatório, no entanto, deixaram claro que as informações devem ser muito bem analisadas antes que se tire qualquer conclusão. Alguns lembraram que a maioria das informações contidas no relatório de NIE de outubro de 2002 sobre as supostas armas de destruição em massa do Iraque estavam erradas.

¿ Um dos rumores que mais se ouve aqui no Congresso é que a comunidade de inteligência dá para o governo o que ele quer ler ¿ disse a senadora democrata Dianne Feinstein ao futuro diretor de inteligência nacional, o almirante John McConnell.

Rebeldes derrubam quarto helicóptero em 2 semanas

O militar respondeu que a comunidade de espionagem havia ¿aprendido grandes lições¿ e que houve ¿uma grande preocupação com a independência¿ dos resultados da análise.

Ontem caiu mais um helicóptero americano no Iraque, o quarto em duas semanas. Dois soldados dos EUA morreram e testemunhas afirmaram que a aeronave foi derrubada por guerrilheiros. O número de civis mortos na bomba que explodiu em Hilla na quinta-feira subiu para 75 ontem. Mais de 30 corpos foram encontrados em Bagdá ontem.