Título: Acusados recorrem para não pagar
Autor: Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 04/02/2007, Rio, p. 17

O tributarista Júlio Gomes, advogado de três dos deputados multados, acusou o Ministério Público Federal de fazer pressão junto à Receita Federal para prejudicar os seus clientes nas ações fiscais:

¿ O lançamento das multas é absurdo. A Receita sofreu uma pressão danada.

Júlio Gomes, que representa Jorge Picciani, Coronel Jairo e Sivuca, disse que recorreu das multas nas instâncias internas da Receita (Delegacia de Julgamento e Conselho do Contribuinte) e está certo de que conseguirá anulá-las.

¿ Vou derrubar tudo. Não tenho dúvida.

No caso de Picciani, ele garantiu que já conseguiu duas vitórias nas instâncias internas. Júlio reclamou da exigência de apresentação de documentos comprobatórios dos anos de 1998 e 1999, alguns deles já extraviados.

Sobre o Coronel Jairo, o advogado lamentou que a Receita tenha investigado um período (2000 a 2002) em que o deputado ainda não havia tomado posse. Quanto a Sivuca, garantiu que seu cliente ¿não tem patrimônio algum¿.

O deputado Domingos Brazão disse que não pretende recorrer e preferiu parcelar a multa imposta pela Receita. Segundo ele, o problema foi provocado por um erro do contador, que o dispensou de recolher imposto numa transação imobiliária.

Graça Pereira preferiu não responder. Átila Nunes, André Luiz e Renato Mello Júnior não foram localizados para falar sobre o resultado das investigações da Receita.