Título: Notas dos alunos pioraram nos exames
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 05/02/2007, O País, p. 9

Resultados se referem a ensino médio, no centro do debate por causa do Fundeb

Em relação ao Enem, o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, não considera que tenha havido atraso. O instituto já divulgou os resultados para os inscritos e as universidades que utilizam o teste como critério de seleção. Segundo ele, a idéia foi segurar as médias nacionais para torná-las públicas juntamente com as notas por escolas, o que será feito na quarta-feira.

Na Prova Brasil, os testes respondidos por alunos de parte das escolas não foram computados. O problema foi descoberto depois do anúncio oficial dos resultados, em junho. Para Reynaldo, a falha pode ter atingido cerca de 2% dos alunos. A Prova Brasil foi aplicada pela Cesgranrio, e custou R$51 milhões.

O Saeb custou R$3,7 milhões e a divulgação do resultado estava prevista para dezembro, como na edição anterior, em 2003, quando os resultados foram apresentados um ano depois. O mesmo poderia ter acontecido com o Enem. Como o GLOBO antecipou, o desempenho dos inscritos no Enem 2006 piorou na comparação com 2005, com nota média na prova objetiva abaixo de 38 pontos, na escala de 0 a 100. A informação constava nos boletins individuais enviados aos alunos, em gráfico, sem especificar a nota nacional nem as médias por estado. Da mesma forma, o GLOBO mostrou que, no Saeb 2005, as médias dos alunos do 3º ano do ensino médio caíram mais de quatro pontos, o que pode indicar uma piora significativa.

Os dois testes avaliam estudantes do ensino médio, a etapa que está no centro do debate sobre o rateio de recursos do Fundeb. Os governadores, a quem cabe oferecer ensino médio, querem dar maior peso aos estudantes dessa etapa, e prefeitos defendem maiores valores para a educação infantil.