Título: Lula sob pressão para fazer trocas
Autor: Jungblut, Cristiane e Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 06/02/2007, O País, p. 4

Presidente retoma conversas e pode anunciar mudanças até o carnaval

Luiza Damé

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode definir ainda esta semana alguns nomes para o Ministério do segundo governo. Pressionado, ainda que gentilmente, por ministros que têm pressa em deixar o cargo, ele sinalizou ontem que deve retomar as conversas com dirigentes dos partidos aliados para sondar alguns indicados.

A intenção de Lula é fazer algumas mudanças ainda antes do carnaval, incluindo o Ministério da Justiça. Ontem, o presidente se reuniu mais uma vez com o ministro Márcio Thomaz Bastos, que reafirmou a disposição de deixar o governo, mas assumiu o compromisso de ficar até a escolha de seu substituto.

O ministro, que pretendia deixar o governo já no fim do ano passado, disse ontem a Lula que não sairá do cargo para deixar um interino. O mais forte candidato para a vaga de Thomaz Bastos é o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro. Mas voltou a circular no meio político o nome do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim, um peemedebista, ministro da Justiça no primeiro governo Fernando Henrique Cardoso.

PMDB almeja quatro pastas; petistas querem Marta

Lula já disse mais de uma vez não ter pressa em fazer a reforma ministerial, mas pode resolver logo a questão na Justiça, para atender Bastos. A maior dificuldade é atender a todas as demandas dos partidos aliados que se dividiram na disputa pela presidência da Câmara.

Na reacomodação de forças no governo, será garantido maior espaço ao PMDB. O partido quer quatro ministérios ¿ dois para a bancada na Câmara e dois para a bancada no Senado. O PT, que já teve mais de uma conversa com Lula, terá que conter suas reivindicações. A princípio, os petistas queriam ampliar seus cargos na Esplanada, mas agora se darão por satisfeitos se conseguirem manter os que já têm e emplacar Marta Suplicy no Ministério da Educação.

Os ministros petistas Dilma Rousseff (Casa Civil), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), Guido Mantega (Fazenda) e Luiz Dulci (Secretaria Geral) estão praticamente confirmados nos cargos.