Título: Mensagem interna motiva nova batalha
Autor: Gois, Chico de e Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 06/02/2007, O País, p. 8

Campo Majoritário ataca documento lançado por Tarso

Ricardo Galhardo

SÃO PAULO. A proximidade do 3º Congresso Nacional do PT deflagrou um clima de guerra no partido. Defensores do texto ¿Mensagem ao partido¿, que cobra providências em relação aos escândalos recentes do PT, reclamam que o Campo Majoritário tenta desqualificar o documento. Já os líderes do Campo Majoritário têm espalhado que o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, patrono do texto, está isolado.

Anunciado como ponto de convergência entre correntes de esquerda do PT e novos líderes do partido, o documento conta até agora com apoio formal de apenas um dos cinco governadores petistas: Ana Júlia (Pará). Segundo interlocutores de Tarso, autor do texto, o Campo Majoritário tem pressionado para que líderes como os governadores Marcelo Déda (Sergipe) e Jaques Wagner (Bahia), não assinem o documento.

¿ O Campo Majoritário transformou isso numa guerra porque sabe que o movimento vai abalar a hegemonia deles no PT. Os governadores não querem estar na linha de frente, mas podem aderir em um segundo momento¿ disse uma fonte ligada a Tarso.

Corrente moderada, de Chinaglia, terá tese própria

Ana Júlia é da corrente Democracia Socialista, que já declarou apoio formal ao documento. Além dela, os ministros Patrus Ananias (Combate à Fome) e Paulo Vanucchi (Direitos Humanos), deputados e intelectuais como Marilena Chauí, Paul Singer e Maria Victoria Benevides assinam o texto. A redação final será definida até o fim da semana e apresentada na reunião do diretório nacional do PT, sábado, em Salvador.

Contrários à atual estrutura de poder no PT, Déda, Wagner e o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, ainda não assumiram publicamente suas posições. O governador do Acre, Binho Marques, vai defender um texto independente preparado pelo PT acreano, que deve contar ainda com o apoio do ex-governador Jorge Viana.

A corrente moderada Movimento PT, que ganhou força com a eleição de Arlindo Chinaglia, um de seus fundadores, para a presidência da Câmara, terá tese própria. As alas radicais não se posicionaram. O Campo Majoritário também lançará um manifesto na reunião de sábado.