Título: Metrô: deputados petistas abandonam comissão
Autor: Ferreira, Rodrigo
Fonte: O Globo, 06/02/2007, O País, p. 10

Bancada acusa ala governista de impedir trabalho do grupo criado para apurar causas do acidente

Flávio Freire

SÃO PAULO. A bancada do PT abandonou ontem a comissão de representação da Assembléia Legislativa criada para investigar as causas do acidente nas obras do metrô de São Paulo, que deixou sete mortos. Sob alegação de que a ala governista impede a apuração, petistas atacaram os adversários. A comissão, com 21 integrantes de diferentes partidos, tinha quatro representantes do PT.

O líder da bancada do PT na Assembléia, Ênio Tatto, disse que o partido deixou a comissão porque, desde que foi criada, nenhuma convocação foi aprovada e documentos considerados importantes não chegaram às mãos dos deputados. Além disso, o grupo teria sido impedido pela direção do Metrô de fazer uma vistoria nas obras.

¿ Essa comissão não passa de uma farsa para que a Assembléia não fiscalize nada. Não queremos fazer parte desta farsa que não vai dar em nada ¿ disse Tatto, adiantando que os representantes de PV e PCB também deixarão de participar.

O acidente no metrô ocorreu em 12 de janeiro, e nos últimos 24 dias a comissão, segundo o PT, não levou adiante nenhuma ¿fiscalização séria¿. Nem o presidente do Metrô, Luís Carlos David, nem integrantes do consórcio responsável pela obra compareceram à Assembléia.

Presidente da Assembléia minimiza críticas

Antes do desabamento, o presidente do Metrô fora convidado a prestar esclarecimentos sobre outros acidentes na linha. Foram 11 acidentes registrados.

Segundo Tatto, os pedidos do PT foram inviabilizados pela bancada governista. Fora da comissão de representação, os quatro deputados petistas disseram que continuarão acompanhando as investigações por meio dos trabalhos do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado e da polícia.

¿ Essa comissão é um jogo de faz-de-conta. Quando fomos à direção do Metrô, os deputados governistas não nos deixaram fazer perguntas ¿ disse o deputado Adriano Diogo (PT).

O presidente da Assembléia, Rodrigo Garcia (PFL), procurou minimizar a debandada petista. Segundo ele, a comissão continuará as investigações, com depoimentos na próxima semana.

A líder do governo na Assembléia, Rosemary Corrêa, disse que a ala ligada ao governo paulista não tem intenção de paralisar as investigações. Em relação à acusação do PT de que deputados não deram quórum na reunião da última quinta-feira para pedir a convocação de autoridades, argumentou:

¿ O que houve foi só um desencontro, já que no dia haveria a posse de suplentes e outras atividades no plenário.