Título: Campanha de prevenção à Aids que associa camisinha a cerveja é criticada
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 06/02/2007, O País, p. 11

Governo diz que propaganda é dirigida a consumidores de bebidas alcoólicas

Evandro Éboli

BRASÍLIA. Para estimular o uso da camisinha neste verão, e também no carnaval, o Ministério da Saúde recorreu às bebidas alcoólicas. O cartaz da campanha de prevenção à Aids usa uma imagem de cerveja, e associa o uso do preservativo ao recipiente de isopor oferecido nos bares para evitar que a bebida esquente. ¿Proteção para a cerveja, proteção para você¿, afirma a peça publicitária, que já começou a receber críticas de entidades que combatem a propaganda do álcool.

As letras do cartaz aparecem trêmulas, para ser associada à imagem do bêbado. Em letras miúdas, a mensagem alerta: ¿Beba com moderação, mas use camisinha à vontade¿. Desiré Callegari, presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, diz que a mensagem é semelhante às propagandas de cerveja e estimula o consumo da bebida.

¿ É uma demonstração da falta de uma política pública de prevenção ao uso do álcool e a desorientação do governo federal nessa área. A indústria da bebida está sendo beneficiada com uma propaganda financiada com recursos públicos.

O psiquiatra Ronaldo Laranjeira, coordenador da Unidade de Álcool e Drogas (Uniad), diz que, com essa propaganda, o governo banaliza o consumo do álcool justamente num período em que as pessoas abusam das bebidas alcoólicas.

¿ O brasileiro não consome cerveja e outras bebidas culturalmente com moderação. Metade das pessoas que bebem no país o fazem de forma abusiva.

A diretora do Programa Nacional de Aids do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, afirmou que a campanha foi destinada para os consumidores de álcool. Em nota, ela disse que a campanha não estimula o consumo de bebidas alcoólicas porque o público-alvo, que freqüenta os bares, já consome cerveja. Mariângela disse que o intuito é não ignorar uma ¿situação concreta e muito real¿.