Título: EUA registram temperatura de -42º C
Autor: Oliveira, Dimmi
Fonte: O Globo, 06/02/2007, O Mundo, p. 28

Violenta frente gelada vinda do Ártico leva o caos à costa leste do país

NOVA YORK. O norte e o nordeste dos EUA registraram ontem temperaturas de até 42 graus Celsius negativos devido a uma violenta frente fria vinda do Ártico. O frio intenso ¿ até 20 graus abaixo da mínima esperada nesta época do ano ¿ afetou ainda Nova York e Nova Jersey, onde temperaturas de --15° C fizeram com que as camadas de neve chegassem a 60cm. No momento em que se discute a elevação da temperatura do planeta, especialistas lembraram que fenômenos extremos ¿ como frentes frias violentas e nevascas ¿ também estariam associados ao aquecimento global.

A cidade que registrou temperatura mais baixa foi Embarass, no norte de Minnesota. Os estados de Ohio, Wisconsin, Dakota do Norte e Michigan também tiveram que lidar com o mau tempo ¿ com temperaturas inferiores a 20 graus negativos. Milhares de crianças nesses locais foram dispensadas das aulas, e várias lojas, prédios, ruas e estradas foram fechados.

¿ Você precisa estar fora de si para sair quando faz um frio como este lá fora ¿ disse Lawrence Wiley, morador de um abrigo em Cincinnati.

Em Michigan, cerca de 10 mil carros enguiçaram nos últimos dias, ¿um número que ultrapassa em muito os dos anos anteriores¿, segundo uma autoridade local.