Título: Inpe planeja sistema de alerta para o semi-árido
Autor: Oliveira, Dimmi
Fonte: O Globo, 06/02/2007, O Mundo, p. 28

Nordeste e norte de Minas sofrerão com o aquecimento global

Mariana Timóteo da Costa

É praticamente consenso entre especialistas em mudanças climáticas que a região semi-árida do Brasil ¿ boa parte do Nordeste e do norte de Minas Gerais ¿ é bastante vulnerável ao aquecimento global.

¿ Além da diminuição do volume de chuvas, as temperaturas mais elevadas farão com que a evaporação aumente, elevando o grau de aridez ¿ explica Javier Tomasella, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A necessidade de prever o problema e elaborar estratégias para combatê-lo fez o Inpe ¿ órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia ¿ promover, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, um workshop entre a próxima quinta e sexta-feira, na sede do instituto, em São José dos Campos. A idéia é reunir entidades de defesa civil, climatologia, hidrologia, agricultura, recursos hídricos, demografia, entre outras ligadas ao tema, levantando informações para um futuro Sistema Brasileiro de Alerta Precoce de Secas e Desertificação.

¿ Já trabalhamos com modelos de pesquisa. Mas, muitas vezes, o sistema de diagnóstico não é adequado para quem toma a decisão. A intenção é trocarmos idéias sobre como integrar todos os setores governamentais, já que as conseqüências das mudanças climáticas não estão mais apenas no âmbito da ciência ¿ explica Tomasella, coordenador do workshop.

O Inpe já desenvolve um projeto integrado semelhante, que elabora cenários para áreas vulneráveis ao deslizamento de encostas em decorrência de tempestades, ¿um outro problema que pode se tornar mais grave com o aquecimento global¿, afirma Tomasella.