Título: África subsaariana confirma morte por H5N1
Autor:
Fonte: O Globo, 06/02/2007, O Mundo, p. 28

Gripe aviária mata uma mulher na Nigéria e se espalha entre criações de aves no Reino Unido

LONDRES. A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou a morte de uma mulher nigeriana pela gripe aviária. Trata-se da primeira vítima do H5N1 na África Subsaariana e a confirmação do caso levou autoridades a temerem um surto da doença na região, dadas as precárias condições sanitárias do país.

Ontem, a OMS confirmou ainda a morte de uma menina no Egito, o décimo-segundo caso letal da gripe aviária já registrado no país. O vírus já matou 165 pessoas desde o seu reaparecimento, em 2003, e especialistas temem que ele sofra uma mutação que o torne mais facilmente transmissível entre humanos, deflagrando uma nova pandemia de gripe.

Surtos da doença já foram detectados em cerca de 50 países. No último fim de semana, autoridades britânicas confirmaram a primeira ocorrência do vírus H5N1 no país, em perus, e ordenaram o abate de 160 mil animais. Antivirais foram ministrados preventivamente às pessoas que trabalham diretamente com a criação de aves.

O Reino Unido é o segundo maior produtor de peru da União Européia, atrás apenas da França. Ontem, Japão e Rússia suspenderam suas importações para impedir uma eventual disseminação do vírus.

¿ O vírus está circulando. Não podemos nos sentir seguros. A Hungria está lidando com o problema de forma eficiente e o Reino Unido também, mas, ainda assim, provavelmente teremos novos surtos ¿ afirmou o comissário de Saúde e Segurança Alimentar da União Européia (UE), Markos Kyprianou. ¿ No ano passado conseguimos controlar a doença. Estou otimista que este ano conseguiremos fazer o mesmo.