Título: Clodovil: Aqui parece um mercado
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 07/02/2007, O País, p. 5

Deputado estréia criticando burburinho, Maluf e Chinaglia.

BRASÍLIA. Em seu primeiro discurso na tribuna, o deputado Clodovil Hernandez (PTC-SP) conseguiu o que mais agrada às chamadas celebridades: garantir a atenção de pelo menos parte do plenário. Enquanto falava, os colegas continuaram o tradicional burburinho dos corredores. Ele se incomodou.

¿ Fala-se muito em decoro parlamentar. Não sei o que é decoro com um barulho desses enquanto a gente fala. Aqui parece um mercado. Isso aqui representa um país. Nem na televisão, que é popular, se faz isso ¿ afirmou.

Em discurso, Clodovil disse que em momento algum desejou ser deputado. Avisou que vivia um momento especial de guinada em sua vida, aos 70 anos, e pregou a bondade como atitude a ser seguida pelos deputados.

No embalo dos apartes de três deputadas, Clodovil disse que os egoístas nada conseguem e fez uma crítica indireta a Maluf:

¿ A gente não tem nada, tudo fica aqui. Se até o corpo fica debaixo da terra, imaginem os atos: tudo vai embora. Não é, doutor Paulo Maluf?

Maluf, em aparte, ironizou:

¿ Sua eleição não teve meio milhão de votos, a não ser pelo seu valor de comunicação.

O líder do PTC, Carlos Willian (MG), elogiou Clodovil, mas foi alertado por Chinaglia de que deveria terminar sua fala para o início das votações. Clodovil, na tribuna, tentou fazer um agradecimento final, mas foi cortado por Chinaglia. Irritado, desabafou:

¿ Mal-educado e indelicado. Não o conheço, mas ele pediu meu voto. Quero ver quando precisar de mim de novo!