Título: Alunos do DF são os melhores no Saeb
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 07/02/2007, O País, p. 10

Rio fica sempre em posição intermediária; Nordeste tem as médias mais baixas

BRASÍLIA. O Distrito Federal lidera o ranking dos estados com melhor desempenho do Saeb de 2005, que será divulgado hoje pelo Ministério da Educação. Os alunos do Distrito Federal receberam as maiores médias nas provas de português e matemática na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, duas das três séries avaliadas pelo Saeb. Já nas provas aplicadas em estudantes da 3ª série do ensino médio, as maiores médias foram registradas no Rio Grande do Sul, tanto em matemática como em português. O Distrito Federal ficou em segundo lugar.

No ranking dos estados, o melhor desempenho do Rio de Janeiro foi na prova de matemática da 4ª série, que deu ao estado o quarto lugar. Na prova de português, a nota geral do Rio foi a quinta mais alta do país. Na 8ª série, o Rio ficou em sétimo e oitavo lugares, respectivamente, nas provas de português e matemática. Os alunos do 3º ano do ensino médio do Rio tiveram um desempenho pior em relação aos demais estados. Na prova de matemática, a média do Rio foi a décima segunda e na de português, a décima quarta.

O secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Nelson Maculan, considerou ruim o desempenho dos estudantes fluminenses:

¿ O Rio de Janeiro tem que pôr na cabeça que é a segunda maior renda per capita do país. Pelo nível dos recursos que tem o estado, tinha que estar melhor ¿ disse Maculan.

Estados do Nordeste estão entre os que obtiveram as médias mais baixas, numa avaliação em que as notas variam de 0 a 500. Na 4ª série do ensino fundamental, o Rio Grande do Norte registrou a pior média estadual nas provas de português e matemática.

Na 8ª série, Alagoas registrou a média mais baixa na prova de português, e o Maranhão, na prova de matemática. Os estudantes maranhenses também registraram o desempenho mais crítico nas avaliações feitas na 3ª série do ensino médio, tanto em português como em matemática.

Para montagem do ranking dos estados, O GLOBO levou em consideração dados gerais do Inep que excluem escolas rurais e também as federais. (Demétrio Weber)