Título: Jovens admitem não usar preservativos
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 07/02/2007, O País, p. 10

Estudo mostra que 39% dispensaram camisinha na primeira relação sexual

Carolina Brígido

BRASÍLIA. Uma pesquisa da Unesco, divulgada ontem pelos ministérios da Educação e da Saúde, revelou que 39,1% dos jovens de 13 a 24 anos com vida sexual ativa não utilizaram o preservativo na primeira relação. Desses, 42,7% alegaram que fizeram isso porque não tinham o preservativo na hora. A pesquisa, intitulada ¿Saúde e prevenção: cenários para a cultura de prevenção nas escolas¿, constatou ainda que 89,5% dos estudantes e 63% dos pais consideram a distribuição de preservativo nas escolas ¿uma idéia legal¿. Apenas 5,1% dos alunos e 12% dos pais acham que essa não é uma função da escola.

O ministro da Saúde, Agenor Álvares, anunciou que será ampliado o número de escolas de nível médio atendidas pela distribuição de camisinhas, que hoje são 17% do total. Ele ressaltou que o projeto só tem sentido se, junto com o preservativo, forem dadas informações sobre a importância e a forma de utilização do produto.

¿ Não estamos fazendo um programa de distribuição de preservativo, mas de educação sexual ¿ disse Álvares.

A pesquisa, feita entre maio e julho de 2005 em 135 escolas públicas, revelou também que 44,7% dos estudantes de 13 a 24 anos têm vida sexual ativa. Desses, 30% declaram não ter usado o preservativo na última relação sexual. Além da Aids, o governo também está preocupado com a gravidez. O ministro não descartou a distribuição de pílulas anticoncepcionais nas escolas:

¿ Vamos discutir com a sociedade.

¿ O resultado desse estudo mostra que deve haver cooperação entre governo, escolas e sociedade civil ¿ disse o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny.

Ministro defende campanha que alude à cerveja

O ministro da Saúde defendeu a campanha publicitária para incentivar o uso do preservativo no verão e durante o carnaval. No cartaz, uma garrafa de cerveja protegida por um recipiente térmico divide espaço com uma camisinha, numa mesa de bar. Para Agenor Álvares, o cartaz não é de mau gosto nem incentiva o consumo da bebida:

¿ Não acho que tenha apologia ao consumo do álcool.