Título: Indiciados, bispos da Renascer têm audiência
Autor: Frota, Marcel
Fonte: O Globo, 07/02/2007, O País, p. 13

Estevam e Sônia Hernandes são processados nos EUA e podem receber penas de até 20 e 25 anos de prisão

Marcel Frota*

SÃO PAULO. Os fundadores da Igreja Renascer, o casal Estevam Hernandes Filho e Sônia Moraes Hernandes, participaram ontem da primeira audiência no Tribunal Federal de Miami, nos Estados Unidos, no processo em que são acusados pelos crimes de falsificação de documento público e contrabando de dinheiro. O casal foi indiciado segunda-feira, quando um júri popular aceitou as denúncias apresentadas contra eles, o que os tornou réus no processo.

Perante o juiz, eles se declararam inocentes das acusações. A pena máxima prevista para os crimes de que são acusados é de 20 anos de prisão para Estevam e 25 para Sônia. Contra ela pesa uma acusação a mais por falsificação de documento. Na sessão, os Hernandes foram informados dos crimes pelos quais são acusados e questionados se entendiam as acusações. Eles foram ao tribunal acompanhados de seguranças e da filha Fernanda. Não foi marcada a data do julgamento.

O casal passou dez dias preso no Centro de Detenção Federal de Miami. No dia 9 de janeiro, eles foram detidos no aeroporto de Miami por agentes do FBI. Os dois tentaram entrar em território americano com uma quantia em dinheiro acima do permitido. Carregavam US$56 mil, mas declararam apenas US$10 mil cada, quantia permitida pela lei americana. Os policiais encontraram o restante do dinheiro escondido em malas, num porta-CDs e dentro de uma Bíblia.

Casal só será deportado após processo nos EUA

Os dois estão em liberdade condicional nos EUA e são monitorados 24 horas por dia pela polícia com um chip localizador instalado numa tornozeleira. Eles não podem retirar o equipamento, não podem permanecer na rua após as 17h e nem sair de Miami. Além do processo nos Estados Unidos, o casal Hernandes é acusado no Brasil de estelionato, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e falsidade ideológica. Atualmente, há um pedido de prisão preventiva contra os dois. O Itamaraty pediu ao governo americano a extradição do casal para que o pedido de prisão seja cumprido, mas os dois só serão deportados, se assim decidir o governo americano, depois de responderem ao processo nos EUA.

* Do Diário de S.Paulo