Título: Emissoras também criticam novas regras
Autor: Peña, Bernardo de la
Fonte: O Globo, 07/02/2007, O País, p. 14

Alerta é para que manual seja representativo da diversidade da sociedade brasileira

O diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger, se pronunciou a respeito do manual da nova classificação indicativa. Segue a íntegra do texto:

¿Achamos legítima a existência de classificação indicativa. Seria importante para a escolha dos pais até que outras entidades opinassem sobre a adequação da programação. O importante é que isso não seja transformado em censura e que a escolha democrática fique com os pais. Uma classificação indicativa é ferramenta de informação fundamental para que os pais possam exercer seu direito e dever intransferíveis de educar seus filhos¿.

¿O que seria importante é que os critérios e os próprios classificadores fossem representativos da sociedade brasileira, que é multicultural e extremamente diversificada, o que não acontece hoje ¿ uns poucos funcionários públicos decidem por todos nós¿.

¿É importante ter em mente que o telespectador é exatamente o mesmo cidadão que vai às urnas eletrônicas periodicamente escolher o futuro do país. Nada mais democrático que ele exerça essa mesma cidadania com o controle remoto.¿

Presidente da Record pede preservação da liberdade

O presidente da Rede Record, Alexandre Raposo, também fez críticas ao manual:

¿ Devemos ter cuidado com a censura prévia. Nossa programação é aprovada dia a dia pela população. Temos que preservar a liberdade de expressão. Quem deve decidir o que as crianças podem ver são o pai e a mãe.