Título: Participação de alimentos importados nos supermecados dobra em 3 anos
Autor: Eloy, Patricia
Fonte: O Globo, 07/02/2007, Economia, p. 27

Vendas de pacotes turísticos para fora do Brasil registram aumento de 20%

Cássia Almeida e Bruno Rosa

A desvalorização do dólar de 28,11% nos últimos três anos provocou uma invasão de importados nas prateleiras dos supermercados e uma corrida de brasileiros para os destinos internacionais, com uma alta de 20% nas vendas de pacotes turísticos no último ano. O presidente da Bolsa de Gêneros Alimentícios do Rio de Janeiro, José de Sousa, estima que, nos últimos três anos, a oferta de alimentos importados dobrou. No caso dos vinhos, a alta de bebidas vindas de fora chegou a 200%, nas contas de Sousa.

¿ Os vinhos importados estão mais baratos que os nacionais. E o uísque nunca esteve tão barato. Um escocês de oito anos pode ser comprado por R$38,40 ¿ afirmou Sousa.

Essa constatação aparece nas prateleiras da rede de supermercados Mundial. Paulino Costinha, diretor da rede, disse que 55% dos vinhos oferecidos nas gôndolas são importados, com preços até 40% menores.

Mesma percepção tem o fundador de uma das mais antigas lojas de importados do Rio, a Lidador. Joaquim Cabral disse que as vendas subiram 20% no ano passado e os uísques foram os produtos que registraram as maiores quedas de preços:

¿ Junto com o vinho, vai o queijo ¿ conta Cabral que vendeu 25 mil cestas de Natal.

Apreciador de bons vinhos e uísque, o advogado Luiz Fernando Maximiano percebeu o barateamento dos produtos, principalmente no uísque:

¿ O preço caiu cerca de 40% no último ano. Nos vinhos, a mesma coisa. Com isso, acabei comprando mais bebida.

Segundo Eulina Nunes, coordenadora do Sistema de Índice de Preços do IBGE, os produtos em geral ficaram mais baratos ou subiram menos ajudados pela valorização do real.

¿ O dólar permeia toda a economia brasileira. Quando sobe ou desce, há reflexos nos preços de artigos de limpeza e de higiene pessoal, alimentos em geral e eletrodomésticos.

Na onda do dólar mais barato, as vendas de pacotes turísticos internacionais aumentaram 20% no último ano. O principal atrativo é o preço melhor, já que passagens aéreas e cruzeiros são cobrados em dólar. A redução nos preços, em alguns casos, chega a 20% nos dois últimos anos. De acordo com a principal operadora de turismo do país, a CVC, foram vendidos mais de 125 mil pacotes para o exterior em 2006, 20% a mais que em 2005.

¿ Os destinos internacionais respondem por 20% das nossas vendas. Queremos chegar a 30% de até o fim deste ano ¿ disse Guilherme Paulus, presidente da CVC.

Segundo Leonel Rossi Junior, diretor de Assuntos Internacionais da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), os preços das passagens aéreas internacionais caíram 40%, em média, desde o fim de 2002.