Título: China anuncia redução de emissões-estufa
Autor: Scofield Jr., Gilberto
Fonte: O Globo, 07/02/2007, O Mundo, p. 34

País responsabiliza nações ricas pelo caos climático e cobra medidas eficazes de combate ao aquecimento

Gilberto Scofield Jr.

PEQUIM. O presidente da Administração Meteorológica da China, Qin Dahe, anunciou ontem que o país buscará reduzir suas emissões de gases do efeito estufa através do uso de novos equipamentos e inovações tecnológicas. Com uma economia crescente e em grande parte calcada na queima de carvão, a China será o maior emissor de CO2 do mundo já em 2009, ultrapassando os EUA. As autoridades chinesas frisam, no entanto, que os maiores responsáveis pela atual situação climática são as nações ricas.

Qin Dahe é a maior autoridade científica da China sobre clima e um dos vice-presidentes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), segundo o qual o fenômeno do aquecimento do planeta está diretamente relacionado às atividades humanas. O especialista lembrou que o 11º Plano Plurianual chinês já prevê uma meta de economia de energia de 20% até 2011.

Além disso, disse ele, o país está investindo pesado para reduzir sua dependência do carvão como fonte primária de energia ¿ cerca de 70% do consumo de energia na China. Pelo plano, pelo menos 10% da matriz energética têm que incluir fontes renováveis de energia em 2010.

Mas as autoridades chinesas acham que, por enquanto, os países ricos são os principais culpados pelo aquecimento. ¿Os países desenvolvidos têm grande culpa neste processo, mas a China, como potência emergente, sabe de suas responsabilidades¿, afirmou o vice-ministro da Agência Estatal de Proteção Ambiental, Pan Yue.