Título: Saeb: alunos da 4ª série superam os do ensino médio
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 08/02/2007, O País, p. 10

Diferença na média de pontos revela disparidades no país

BRASÍLIA. Alunos da 4ª série de escolas federais tiraram notas mais altas até do que estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas da Região Norte, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Tamanha discrepância revela as disparidades do nível de aprendizado no país. A escala do Saeb é única: vai de 0 a 500 pontos, mas apenas alunos do ensino médio têm condições de atingir a pontuação máxima.

Na prova de matemática, os estudantes de 4ª série de escolas federais ¿ segmento que atingiu a mais alta média do país, superior até à dos colégios particulares ¿ tiraram 243,95, enquanto os estudantes do ensino médio de escolas públicas da Região Norte ficaram com 243,62. Ou seja, os sete anos a mais de estudo não garantiram melhor desempenho no teste.

A nota média geral em português dos alunos de 8ª série de escolas públicas e particulares no Distrito Federal e Santa Catarina supera a dos alunos de ensino médio em oito estados: Alagoas, Pará, Bahia, Rio Grande do Norte, Tocantins, Paraíba, Amazonas e Maranhão. (D.W.)