Título: Agência anuncia Operação Carnaval
Autor: Batista, Henrique Gomes e Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 08/02/2007, Economia, p. 22
Medida quer evitar novo caos no feriado. Aéreas participarão de força-tarefa
Henrique Gomes Batista e Erica Ribeiro
BRASÍLIA e RIO. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve anunciar hoje a Operação Carnaval, que visa a evitar atrasos, cancelamentos e overbooking (venda de passagens acima da capacidade das aeronaves) no feriado mais movimentado do ano. A medida, em fase final de elaboração, será normatizada e se repetirá em outros feriados e fins de semana de grande movimento.
A operação tem como base a ação feita no réveillon, com o controle direto da Anac sobre o sistema de venda e reserva das companhias aéreas. A força-tarefa, desta vez, não será exclusiva da agência: envolverá Infraero, Comando da Aeronáutica e companhias. A idéia é negociar, não fazer uma ¿intervenção branca¿.
Em linhas gerais, será adotada a obrigatoriedade de aviões, tripulação, equipe de apoio nos aeroportos e controladores em alerta, além da fiscalização no sistema de reservas e a proibição para cancelamentos de vôos de última hora. Para a Infraero, a preocupação maior é Salvador, que terá movimentação recorde no carnaval. Já para a Anac e a Aeronáutica, os maiores problemas são nas partidas de São Paulo.
Segundo uma fonte da Anac, o objetivo é evitar um caos como o do Natal, quando diversos passageiros deixaram de voar por overbooking e troca de aviões das rotas originais para fretamento, sobretudo pela TAM, que acabou sofrendo uma auditoria do órgão.
A TAM se antecipou e já divulgou sua estrutura de carnaval. De 16 a 21 de fevereiro, tem autorização para cancelar 299 vôos e terá aviões de reserva. Serão quatro no dia 16, quatro no dia 17, cinco no dia 18, sete no dia 19, seis no dia 20 e cinco no dia 21.
Com exceção da Gol, outras empresas também montaram esquemas especiais. A Varig terá vôos extras para Salvador entre 15 e 22 de fevereiro. E vai colocar à disposição dos clientes o serviço de check-in por telefone. A TAM também aumentou as freqüências para Salvador em 10% e reforçou as equipes nos aeroportos. A OceanAir terá 24 vôos extras para vários destinos.
Idec e Procon se reúnem hoje com governo e empresas
Preocupados com os prejuízos aos consumidores, decorrentes da proibição de pousar em Congonhas, órgãos de defesa do consumidor como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o Procon de São Paulo vão se reunir hoje com as companhias aéreas e representantes do Ministério Público. Serão discutidas formas de minimizar os problemas, bem como as providências a serem tomadas quanto à venda de passagens aéreas para o Carnaval.
COLABOROU Nadja Sampaio