Título: Cresce investida para nomear Marta
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 09/02/2007, O País, p. 5

Chinaglia deve levar a Lula pedido de paulistas por pasta da Educação

Gerson Camarotti

BRASÍLIA. Preocupado com a possibilidade de ficar excluído da reforma ministerial, o PT paulista decidiu intensificar a pressão junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em defesa da nomeação da ex-prefeita Marta Suplicy para o Ministério da Educação. A estratégia é de sacramentar a escolha da Marta já na próxima semana, caso Lula decida mesmo fatiar a reforma no primeiro escalão para atender ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que deseja deixar o posto.

O empenho dos paulistas é tanto que tentam embarcar hoje no avião presidencial que irá para a Bahia, para o jantar de aniversário do PT, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). O novo presidente da Câmara, se o ambiente permitir, deve assumir a função de porta-voz do grupo para pleitear junto a Lula a indicação da ex-prefeita.

Outros petistas também aproveitarão a presença de Lula em Salvador para cobrar uma posição do presidente. Atualmente, Marta é a principal líder petista em São Paulo e deve ser a candidata do partido à prefeitura em 2008. O objetivo do grupo é fortalecer Marta nacionalmente, para que ela possa entrar na lista de presidenciáveis petistas em 2010.

Apesar da amizade, presidente estaria receoso

Inicialmente, o grupo estava de olho no Ministério das Cidades, mas, como a reivindicação criaria problemas com o PP, que tem o titular da pasta hoje, os aliados da ex-prefeita passaram a trabalhar nos bastidores pela Educação. Isso porque, além da visibilidade, o atual titular do cargo, o ministro Fernando Haddad, é respaldado por um grupo minoritário do PT, comandado pelo ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro.

- Não tem lógica nenhuma manter num cargo tão importante um ministro de uma tendência minoritária do PT. Além disso, a Marta fez uma revolução na educação de São Paulo, quando foi prefeita - defendeu o deputado José Mentor (SP).

A grande dificuldade para a nomeação da ex-prefeita para a Educação está no próprio Palácio do Planalto. O grupo de Marta sente que não há muita disposição de Lula em tê-la na equipe. Apesar da amizade e da consideração que tem por ela, que se engajou como poucos na sua campanha eleitoral no ano passado, o presidente estaria receoso de levá-la para o Ministério e ela se transformar numa grande força do PT no governo.