Título: Dois irmãos, duas ideologias
Autor:
Fonte: O Globo, 09/02/2007, O Mundo, p. 32

Família dividida entre Hamas e Fatah torce pela paz

BEIT LAHIYA, Faixa de Gaza. Os irmãos Ismail e Muaeen Mdaires têm todos os motivos do mundo para o acordo de "governo de unidade nacional" entre o Fatah e o Hamas funcionar. Ismail é soldado da tropa de elite do Fatah. Muaeen é um ativista do grupo radical. Apesar de suas diferenças políticas, eles concordam que os conflitos internos são um desastre para os territórios palestinos.

- A violência é muito ruim e afeta a todos nós. Somente o inimigo sionista é quem ganha com isso - diz Ismail. - Nos últimos meses ficamos tão preocupados em lutar contra nós mesmos que esquecemos do nosso inimigo (Israel).

Os dois irmãos moram no mesmo prédio em Beit Lahiya e compartilham a mesma divisão política com muitas famílias palestinas. A mãe deles, Suhaila, de 65 anos, diz que os dois conversam em casa sobre suas diferenças, mas nunca brigam:

- Eles se juntaram ao Hamas e ao Fatah para lutar contra Israel, e não entre si.

Ismail, de 42 anos, passou três anos numa prisão israelense, entre 1988 e 1992. Muaeen, de 38 anos, passou dois anos na mesma prisão. Eles lembram das muitas vezes em que articularam juntos - ao lado de muitos integrantes do Hamas e do Fatah - estratégias para resolver problemas internos palestinos e discutir formas de neutralizar "as invasões de território".

Os dois esperam que o acordo dê certo. Ismail, no entanto, é cético:

- Há pessoas nos dois lados que não querem a paz - afirma.

Seu irmão mais novo, no entanto, lembra que acordo de paz é a última esperança de se evitar uma guerra civil.

- Os últimos meses foram horríveis para nós. Fatah, Hamas, não importa. Somos irmãos, primos, vizinhos. Temos que achar uma maneira de acertar as coisas - acha Muaeen.