Título: Coréia do Norte está disposta a fazer acordo
Autor:
Fonte: O Globo, 09/02/2007, O Mundo, p. 33

PEQUIM. O governo da Coréia do Norte está disposto a encerrar em etapas o seu programa nuclear, em troca de combustível e incentivos econômicos. A informação foi divulgada ontem pela agência de notícias russa RIA e é atribuída a diplomatas chineses. A decisão teria sido tomada durante as negociações multilaterais iniciadas ontem em Pequim e o governo chinês já estaria redigindo um documento com o acordo, que deve ser divulgado nos próximos dias.

O documento, segundo a agência, propõe que, em dois meses, a Coréia do Norte desative suas instalações nucleares em troca de ofertas alternativas de energia, de propostas de investimentos e de ajuda humanitária, pois, segundo as fontes diplomáticas, o país enfrenta uma das mais graves fomes de sua história.

O representante americano nas negociações, Christopher Hill, não confirmou o acordo, mas disse que os negociadores estão otimistas, e que bons resultados devem ser divulgados.

- Bons passos na direção de um acordo estão sendo dados. Mas volto a dizer que não nos interessa um congelamento do programa e sim um cancelamento irreversível - disse.

Desde 2003, EUA, China, Rússia, Japão e Coréia do Sul tentam fazer com que o governo norte-coreano desista de seu programa atômico.