Título: Aiatolá Khamenei ameaça atacar alvos dos EUA
Autor:
Fonte: O Globo, 09/02/2007, O Mundo, p. 33

Em duro discurso, líder do Irã diz que dará resposta feroz se país for agredido. Casa Branca minimiza declaração

TEERÃ e WASHINGTON. Em seu mais duro discurso desde o início da crise nuclear com o Ocidente, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, advertiu ontem os Estados Unidos de que seu país atacará alvos americanos em todo o mundo, se for agredido por Washington. Ao dirigir-se a comandantes militares iranianos, Khamenei afirmou que uma eventual invasão ao Irã provocaria uma "reação ampla e imediata."

- Os inimigos do Irã sabem que a nação iraniana vai dar uma resposta feroz aos agressores e seus interesses em todo o mundo. Creio que os EUA não cometerão erros que resultem em ações contra seus interesses em todo o mundo - disse.

Teerã testa mais um míssil no Golfo Pérsico

As declarações do líder espiritual coincidem com uma nova fase de manobras militares que estão sendo executadas pela Guarda Revolucionária iraniana. Ontem, o governo anunciou que realizou mais um teste bem-sucedido com um novo míssil, que teria alcance de 350 quilômetros e capacidade para destruir navios americanos no Golfo Pérsico.

O país está sob pressão crescente de Washington e dos países europeus por causa de seu programa de enriquecimento de urânio, que no ano passado levou à imposição de sanções do Conselho de Segurança da ONU. Os EUA acusam ainda o regime iraniano de fomentar a violência sectária no Iraque.

Em mais um desdobramento das tensões, o ministro iraniano de Inteligência, Gholam Hossein Mohseni Ejeie, disse que o governo identificou cem pessoas conduzindo atividades de espionagem para Israel e para os EUA nas áreas de fronteira com o Irã. Segundo ele, os "inimigos do Irã estão treinando espiões no exterior, sob cobertura de programas educacionais."

A Casa Branca minimizou as declarações do aiatolá dizendo que não tem planos de atacar o país e que os mísseis e outros armamentos testados pelos iranianos até o momento não representam uma ameaça aos navios e soldados americanos no Oriente Médio.

- Não vemos (os testes com mísseis) como um perigo real para nosso barcos. Em várias ocasiões dissemos, e repetimos mais uma vez: não temos qualquer plano para atacar o Irã. O aiatolá costuma fazer esse tipo de declaração de vez em quando - disse o porta-voz da Casa Branca Tony Snow.

Em meio ao clima de hostilidade entre Teerã e Washington, o governo russo, maior exportador de armas e fornecedor de tecnologia atômica para o Irã, afirmou ontem estar satisfeito com a cooperação entre os dois países na área nuclear.

- A Rússia não dará um só passo contra os interesses legais do Irã para a exploração da energia nuclear - disse o ministro das Relações Exteriores russo, Igor Ivanov.