Título: Estudo defebde maior uso do álcool combustível
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 09/02/2007, O Mundo: Ciência e Vida, p. 34

NOVA YORK. A discussão sobre a adoção de fontes alternativas sustentáveis de energia ganhou ainda mais força desde a divulgação do último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, segundo o qual as atividades humanas - leia-se a queima de combustível fóssil - são "muito provavelmente" as responsáveis pelo aquecimento do planeta.

A "Science" desta semana apresenta uma edição especial sobre o tema, tentando averiguar quais seriam os maiores obstáculos a essas energias e por que elas ainda não são utilizadas em maior escala. A revista destaca um artigo de José Goldemberg, secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em que, sob o título "Etanol por um futuro energético sustentável", o programa de álcool do país é apresentado como um caso de sucesso do ponto de vista econômico e ambiental.

Goldemberg sustenta que a tecnologia de produção de álcool combustível a partir da cana-de-açúcar é bem estabelecida no Brasil e poderia ser aplicada com êxito em outros países. O secretário de Meio Ambiente argumenta que, além de ser uma alternativa economicamente viável, sobretudo diante da redução inexorável das reservas naturais de combustíveis fósseis do planeta, o álcool seria uma boa alternativa para combater o aquecimento global já que suas emissões de gases-estufa são contrabalançadas pelo plantio.

A edição explora ainda outras fontes de energia renováveis, como a solar e a eólica, e suas aplicações práticas. Segundo a revista, o maior desafio da sustentabilidade é justamente a questão energética.

Os desafios

A "Science" enumera alguns dos desafios a serem enfrentados nas energias alternativas.

ENERGIA SOLAR: A redução do custo de produção das células fotovoltaicas, base dos painéis solares, ainda é um obstáculo para a popularização do método. Sistemas mais eficazes de converter energia solar e estocá-la também são necessários

BIOCOMBUSTÍVEIS: Aprimorar métodos de conversão de plantas em etanol, a fonte mais promissora de energia renovável segundo os especialistas.

COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS: Compreender melhor como capturar as emissões de CO2 e estocá-las