Título: Meirelles de novo na berlinda
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 10/02/2007, O País, p. 3

Diretório nacional do PT deve aprovar hoje resolução atacando decisão do Copom sobre juros.

Ricardo Galhardo

Apesar dos pedidos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que a reunião do diretório nacional do PT fosse apenas festiva, o partido vai recolocar o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, na berlinda. O diretório nacional do PT deve aprovar hoje, na reunião em Salvador, durante as comemorações dos 27 anos de fundação do partido, uma resolução política na qual critica a última decisão do Conselho de Política Monetária (Copom) de reduzir em apenas 0,25% a taxa básica de juros. Sem citar Meirelles nominalmente, o documento vai pedir que a equipe econômica esteja alinhada com o programa do PT e, especificamente, com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Lula, no entanto, acabou conseguindo uma trégua. Assuntos mais polêmicos e que vêm dividindo o partido ¿ como a proposta de ¿refundação¿ da legenda, defendida pelo ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, e a anistia para o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu ¿ não serão discutidos no encontro de Salvador. Também não serão abordados no documento. Essas discussões ficaram para o III Congresso Nacional do partido, marcado para junho.

Tarso: `Essa política possibilitou o PAC¿

O texto que deverá ser aprovado hoje foi discutido previamente pela comissão política do PT, da qual participam todas as correntes com assento na executiva nacional, e deve ser aprovado por consenso. A idéia é colocar o PAC no centro do debate, como um fator de união do partido, e cobrar uma política econômica condizente com as metas do programa. O responsável pela redação é o presidente do partido, deputado Ricardo Berzoini (SP).

¿ A resolução não vai tratar do Banco Central, mas a última decisão do Copom está desalinhada com as possibilidades da nossa economia. A inflação está abaixo da meta, o risco-país está baixo e não temos crise cambial nem fiscal ¿ afirmou Berzoini ¿ Vamos pedir que a equipe econômica esteja alinhada com a idéia do crescimento.

O secretário nacional de Relações Internacionais do PT, Valter Pomar, foi irônico ao comentar a relação dos petistas com Meirelles:

¿ Vamos propor um prêmio ao Meirelles, quem sabe um busto de bronze. O Meirelles merece, pois é única pessoa capaz de unir todo o PT ¿ afirmou Pomar.

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, tentou minimizar a resolução, mas concordou com a tese de que a queda dos juros pode ser mais rápida.

¿A política econômica está perfeitamente de acordo com o PAC. Foi essa política que possibilitou o PAC. O que se pode discutir é a celeridade ¿ disse Tarso.

A resolução vai abordar também a necessidade de uma relação diferenciada com o PCdoB e o PSB ¿ uma vez que o relacionamento com esses partidos, tradicionais aliados dos petistas, ficou abalado depois da disputa entre Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Aldo Rebelo (PCdoB-SP) pela presidência da Câmara dos Deputados.

¿ A política de alianças deve, em primeiro lugar, dar sustentação ao governo ¿ disse o assessor especial do presidente Lula para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, também vice-presidente do PT.

Marta Suplicy nega convite para o MEC

A composição do governo Lula para o segundo mandato e o espaço a ser ocupado pelo PT também estão na pauta da reunião do partido. Segundo Berzoini, o PT deve se reunir com o presidente nas próximas semanas para apresentar suas reivindicações.

¿ O PT entende que nossa participação deve ser qualitativa e não quantitativa. Existem áreas nas quais o PT pode dar sua contribuição. O PT vai apresentar ao presidente aquilo que entende como sendo razoável ¿ disse Berzoini.

A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy negou ontem que tenha sido convidada para assumir o Ministério da Educação.

¿ Isso é apenas especulação. Não existe convite nenhum ¿ disse Marta.

A ex-prefeita, no entanto, também não quis dizer se manterá o projeto de se candidatar novamente ao cargo, em 2008. O presidente Lula tem dito a interlocutores que não vai nomear ministros que pretendam disputar as eleições municipais.

¿ Estou vivendo cada dia. Não tenho projeto nenhum ¿ afirmou ela.

Tarso revelou que Lula deve receber o PMDB na semana que vem para discutir o espaço do partido no novo Ministério. Ele negou que Lula esteja interferindo na disputa entre o atual presidente do partido, deputado Michel Temer (SP), e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim pela presidência do PMDB.

¿ Ao governo interessa um PMDB unido e forte ¿ afirmou Tarso Genro.

MUDANÇAS PARA ATRAIR CAPITAL INTERNO E EXTERNO, na página 32