Título: Dirceu é homenageado em festa na BA
Autor:
Fonte: O Globo, 10/02/2007, O País, p. 8

Ala jovem do Campo Majoritário organiza ato em prol da anistia do ex-ministro

Ricardo Galhardo

SALVADOR. Embora tanto a direção petista quanto o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu tenham declarado que a anistia ao deputado cassado não está em pauta, a festa de 27 anos do partido começou com um ato em que esse foi um dos temas principais, anteontem à noite. Organizado pela ala jovem do Campo Majoritário, o seminário ¿A Formação da Esquerda no Brasil¿ terminou com a entrega de uma placa a Dirceu com a frase ¿Anistia Já¿, a estrela do partido e uma foto dele nos tempos de movimento estudantil.

O ato foi prestigiado por cinco integrantes da executiva nacional do PT, as senadoras Ideli Salvatti e Fátima Cleide e o presidente do PT de São Paulo, Paulo Frateschi. Além de Dirceu, Clara Charf, militante histórica da esquerda brasileira e viúva de Carlos Marighela (líder do grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional assassinado pela ditadura militar em 1969) foi homenageada.

Vestindo jeans e uma camisa ao estilo cubano, Dirceu foi ovacionado pelas cerca de 500 pessoas que lotaram o auditório do Teatro Jorge Amado, em Salvador, na noite de quinta-feira, aos gritos de ¿Dirceu guerreiro do povo brasileiro¿. Antes dos debates, foi exibido um vídeo no qual Dirceu, ainda barbudo, conta a história da esquerda brasileira desde o golpe de 1964 até a derrota de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial de 1989.

As opiniões do ex-ministro eram intercaladas com imagens de época e músicas como ¿Tropicália¿, de Caetano Veloso, ¿Apesar de você¿, de Chico Buarque, e ¿Para não dizer que não falei das flores¿, de Geraldo Vandré. A entrega da placa foi ao som do hino da Internacional Socialista. Dirceu dedicou o evento aos militantes assassinados durante a ditadura.

Berzoini reafirma que anistia não será debatida

Segundo Gleber Naime, integrante da executiva petista, a iniciativa do evento partiu da juventude do Campo Majoritário:

¿ Mas nós estimulamos.

Segundo o presidente do PT, Ricardo Berzoini, a anistia não será debatida no encontro do diretório nacional do PT.