Título: EUA contornam mal-estar com Kirchner
Autor: Figueiredo, Janaina
Fonte: O Globo, 10/02/2007, O Mundo, p. 39

Enviados de Bush chegam a Buenos Aires em meio a incidente diplomático

Janaína Figueiredo

BUENOS AIRES. Uma delegação de alto nível integrada pelo subsecretário para Assunto Políticos do Departamento de Estado americano, Nicholas Burns, e o secretário-adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Thomas Shannon, desembarcou em Buenos Aires em meio a um novo incidente diplomático entre o governo do presidente Néstor Kirchner e a Casa Branca. O conflito foi desencadeado por declarações do presidente argentino, que na véspera da chegada dos enviados do presidente George W. Bush denunciou pressões por parte de uma embaixada estrangeira (em clara referência à embaixada americana) para favorecer um fundo de investimentos numa licitação do setor elétrico.

¿ A Argentina não é uma republiqueta ¿ afirmara o presidente argentino.

Kirchner não acusou abertamente o governo Bush, mas disse que ¿um fundo de investimentos americano está preocupado¿ com o processo de licitação da empresa Transener, hoje controlada pela Petrobras. De acordo como jornal ¿Clarín¿, o embaixador americano em Buenos Aires, Earl Anthony Wayne, enviou uma carta ao ministro do Planejamento, Julio De Vido, manifestando a preocupação de seu governo em relação à licitação da Transener.

¿ Não vão nos pressionar para tomar uma decisão nacional ¿ enfatizou o presidente argentino, que ontem fez questão de interromper a reunião entre os enviados americanos e o chefe de gabinete argentino, Alberto Fernández, na Casa Rosada. Kirchner participou apenas alguns minutos do encontro, mas sua presença foi considerada fundamental para evitar um conflito ainda maior entre os governos.

¿ Foi tudo um mal entendido ¿ disse Burns.

Os funcionários americanos foram recebidos, também, pelo chanceler argentino, Jorge Taiana, e pelo ministro De Vido. À tarde, Shannon e Burns conversaram com autoridades da comunidade judaica sobre as investigações vinculadas ao atentado à Associação Mutual Israelense Argentina (Amia), ocorrido em 1994, que envolvem ex-funcionários do governo iraniano. Shannon se referiu ao difícil relacionamento entre seu governo e o presidente Hugo Chávez:

¿ Para ser franco, o relacionamento é péssimo.