Título: Estilo direto marca estréia do novo líder do PT
Autor: Jungblut, Cristiane e Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 11/02/2007, O País, p. 8

Luiz Sérgio, do Rio, assumiu posto pedindo atuação forte da bancada, mudanças no PAC e queda dos juros

Cristiane Jungblut e Isabel Braga

BRASÍLIA. Ex-prefeito de Angra dos Reis (1993-1996) e começando o terceiro mandato de deputado federal, o novo líder do PT na Câmara, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira (RJ), teve até agora atuação discreta, mas nem por isso menos atenta. É reconhecido entre os colegas de bancada como deputado presente e alerta, sempre ajudando a evitar desastres para o governo. Petistas e não-petistas dizem que Luiz Sérgio é econômico nas intervenções e não usa meias-palavras, sendo até duro às vezes.

Filiado ao PT desde 1983, Luiz Sérgio pertence ao Campo Majoritário, principal corrente do partido. Seu estilo direto ficou evidente já na primeira entrevista, na quarta-feira à noite, quando foi escolhido o novo líder do PT: disse que era amigo do ex-ministro José Dirceu dos tempos em que os dois eram parlamentares, mas avisou que não encamparia a proposta de anistia política do companheiro.

Avisou ainda que a bancada será mais atuante, já cobrando mudanças no PAC e a queda dos juros. Para ele, o PT não se confunde com o governo Lula: deve apoiá-lo, mas não pode perder a independência. Parlamentares de outros partidos, contudo, o identificam como um ¿ofensivo defensor do governo¿.

O petista nasceu em Angra e, apesar de estar no terceiro mandato, aos 48 anos, ainda sofre com o clima de Brasília ¿ extremamente seco durante metade do ano. Foi eleito pela primeira vez em 1998. No primeiro mandato, dividiu um apartamento da Câmara com os colegas Ângela Guadagnin ¿ nacionalmente conhecida por comemorar dançando em plenário a absolvição de um mensaleiro ¿-, João Magno e Iara Bernardi.

Disciplinado, o grupo dividiu as responsabilidades: Ângela se encarregava das finanças; Iara, do cardápio. Luiz Sérgio, do supermercado. E João Magno, envolvido no mensalão e que escapou da cassação, era o orientador espiritual do grupo: espalhava incensos pela casa.