Título: Lula já discutiu assunto com comissão política
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 11/02/2007, O País, p. 10

PT quer `contribuir com comunicação do governo¿ e divulgar PAC

BRASÍLIA. Nas reuniões que a comissão política do diretório nacional do PT tem mantido com o próprio presidente Lula e alguns de seus ministros, o assunto já foi abordado. Na segunda-feira passada, por exemplo, a deputada Maria do Rosário (RS) e o secretário-geral adjunto do partido, Joaquim Soriano, deixaram o Palácio do Planalto, tarde da noite, depois de se reunirem com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci, para tratar do tema.

A pasta de Dulci é responsável pela comunicação institucional do governo. Os petistas que integram a comissão política do partido foram tratar, segundo Maria do Rosário, de temas como ¿a importância econômica e social da TV digital, a aplicação da legislação sobre as rádios comunitárias¿ e de que forma o PT poderá ¿contribuir com a comunicação do governo¿, sobretudo para divulgação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

¿ O PT fará ações propositivas. Faltou isso no primeiro mandato do presidente Lula ¿ adiantou a deputada.

Petistas também discutem atuação da Radiobrás

Uma dessas proposições é ¿garantir o funcionamento e ampliação da atuação das rádios comunitárias¿. De acordo com Maria do Rosário, no primeiro semestre do ano passado foram fechadas cerca de dez rádios por dia.

¿ Não há uma política do ministro das Comunicações para garantir a liberdade de atuação das rádios ¿ critica.

O secretário de Relações Institucionais do partido, Valter Pomar, afirmou que a discussão sobre os meios de comunicação tem, ainda, interesse econômico.

¿ É importante, do ponto de vista da soberania nacional, investir em tecnologia.

Por isso, os petistas querem ter voz no debate sobre a implantação da TV digital, por exemplo.

¿ Queremos melhorar o diálogo com o governo sobre esse assunto ¿ disse Maria do Rosário.

Outro tema em discussão entre os petistas é a ampliação da atuação da Radiobrás. O conteúdo da programação já é alvo de polêmica. Alguns petistas, como o próprio Pomar, consideram que sua atuação tem dado espaço para assuntos que, em sua opinião, são contrários ao próprio governo, como foi a divulgação, pela estatal, de noticiário sobre o mensalão e o caso do dossiê contra os tucanos.

O debate sobre o que os petistas classificam de ¿democratização da comunicação¿ vai se intensificar até a realização do Congresso do partido. E continuará, mesmo depois da definição do futuro ministério, uma vez que o PT já deu mostras de que procurará interferir nas ações do Ministério das Comunicações.