Título: Colegas reagem a Jânio Quadros do novo século
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 11/02/2007, O País, p. 11

Kassab contrata consultoria e tenta personalizar gestão

SÃO PAULO. Diante de um novo projeto político, o fantasma que assombra Gilberto Kassab estaria dentro do PFL. O pefelista Guilherme Afif Domingos foi cacifado politicamente na eleição de 2006, quando concorreu ao Senado e recebeu 8,2 milhões de votos. Afif não foi eleito, mas sua votação o teria credenciado para disputar a eleição municipal de 2008. Afif é secretário de Trabalho do governo Serra em São Paulo.

¿ O Afif é muito mais palatável ¿ diz um pefelista.

Não bastasse a disputa interna, Kassab luta para criar uma identidade. Não conseguiu, mesmo dez meses após ter assumido a Prefeitura de São Paulo, tornar-se um nome conhecido. Kassab contratou uma empresa de consultoria para melhorar sua imagem, visando a 2008.

Um pefelista que prefere não se identificar acredita que o prefeito tenta dar personalidade à sua administração, ainda que seus últimos ataques de nervos tenham sido um tiro pela culatra. Os gestos causaram reação no partido. Numa reunião do PFL, semana passada, em Brasília, Kassab foi saudado pelos colegas como ¿Jânio Quadros do novo século¿, referência às excentricidades do ex-prefeito.

Kassab tem perdido noites de sono com a indicação para liderança do governo na Câmara. O prefeito estaria sendo orientado pelo PSDB para indicar o vereador tucano Netinho para a missão. Inconformada, a bancada pefelista no município já reage:

¿ Se ele decidir pôr um tucano, nossa bancada está fora ¿ avisa o vereador, indicado para a vice-liderança por Serra.

Kassab tem dito que prefere seguir a orientação do PSDB, que lhe deu de bandeja a administração da maior cidade da América Latina, depois que José Serra abandonou o cargo para se eleger governador.