Título: Destempero de Kassab: pressão política ou dieta?
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 11/02/2007, O País, p. 11

Prefeito de São Paulo enfrenta oposição a seu projeto de reeleição e estaria tomando remédio para emagrecer.

Flávio Freire

SÃO PAULO. Desde que reagiu com agressividade e insultos para tentar evitar que manifestantes criticassem a sua administração, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, de 46 anos, alimenta uma dúvida: ele agiu por despreparo ou estratégia política? As especulações sobre o que o levou a expulsar de um posto de saúde o desempregado Kaiser Paiva, aos gritos de vagabundo e de dedo em riste, não passam apenas pela falta de estofo político para lidar com situações muitas vezes comuns a administradores públicos. Há os que debitam a atitude de Kassab a uma pressão política que ele começa a sofrer por encampar, ainda que nos bastidores, um embrionário projeto para reeleição, que já encontra barreira dentro de seu partido, o PFL, e do principal aliado, o PSDB. Os tucanos já articulariam a volta do ex-governador e candidato derrotado à Presidência, Geraldo Alckmin, à cena política.

¿ Ele está nervoso porque sabe que o PSDB pretende apostar no Alckmin e o PFL, no Afif Domingos ¿ disse o vice-líder do governo na Câmara Municipal de São Paulo, Domingos Dissei (PFL), ao comentar ainda o bate-boca do prefeito com um grupo de estudantes, em evento comemorativo do aniversário da cidade, em 25 de janeiro.

Droga tem como efeito colateral a irritabilidade

O destempero pode encontrar resposta numa área que nada tem a ver com a política. Há alguns meses, segundo um amigo, Kassab estaria tomando remédio à base de dietilpropiona para emagrecer. A droga, entre seus efeitos colaterais, provoca irritabilidade. Até então visto como apático, de pouca personalidade, Kassab assustou até dirigentes pefelistas:

¿ Surpreendeu (a reação nervosa), mas foi um ato momentâneo, que não condiz com a sua trajetória ¿ disse o presidente nacional do PFL, Jorge Bornhausen.

O GLOBO procurou o prefeito para falar sobre a crise e o projeto de reeleição, mas a assessoria não respondeu aos e-mails.

No ano passado, acusado de enriquecimento ilícito, Kassab foi investigado pelo Ministério Público. Na condição de vice-prefeito, ele tratou do tema sem alardes.