Título: O Ciúme feminino que leva ao extremo do crime
Autor: Carvalho, Ana Paula de
Fonte: O Globo, 11/02/2007, O País, p. 17

São mulheres que amam errado¿, diz especialista sobre casos de empresária do Paraná e da astronauta americana.

Ana Paula de Carvalho

CURITIBA. Casos de mulheres que levaram o ciúme às últimas conseqüências deixam uma pergunta sem resposta: o que leva uma mulher como a empresária paranaense Carmem Regina Ulsefer, de 58 anos, a invadir com a caminhonete um bar na tentativa de atropelar uma suposta amante do seu marido, Edimar Ulsefer? A empresária, presa em flagrante, matou uma universitária de 20 anos que nada tinha a ver com o caso e deixou oito pessoas feridas em Cascavel, no oeste do Paraná.

O ciúme também acometeu a astronauta americana Lisa Nowak, de 43 anos, que dirigiu mais de mil quilômetros e, usando fralda para não interromper a viagem, foi atrás de Colleen Shipman, mulher que considerava sua rival na disputa pelo afeto do colega Bill Oefelein. Lisa, casada e mãe de três filhos, é acusada de agressão e tentativa de seqüestro. Ela seguiu Colleen até o estacionamento do aeroporto armada com spray de pimenta, martelo e uma arma de ar comprimido. Ao perceber que estava sendo seguida, a suposta rival conseguiu travar as portas do carro e chamar a polícia. Lisa disse que não pretendia ferir a rival, só assustá-la.

Diversas teorias dão conta da forma agressiva como se comportam essas mulheres. Ao contrário do dito popular que as designa como sendo aquelas que ¿amam demais¿, o que ocorre é o oposto.

¿ São mulheres que amam errado, são inseguras em relação ao parceiro ¿ afirma a psicóloga Lídia Weber, professora da disciplina Psicologia e Relacionamento Amoroso - Teoria e Pesquisa, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As teorias que explicam os comportamentos humanos são unânimes, no entanto, em relacionar o comportamento adulto à infância. Adultos inseguros, ansiosos e preocupados geralmente tiveram pais rejeitadores e frios. A criança, então, passou a aprender que o mundo não era um lugar seguro. No adulto, essa insegurança se traduziu na busca de parceiros e, nisso, passaram a demonstrar um comportamento obsessivo, preocupado e com demonstrações intensas no amor.

¿ Costumo brincar que, se no segundo dia de namoro o rapaz manda flores e a pede em casamento, é melhor fugir desse tipo de relacionamento.