Título: Bento XVI usará papamóvel em Aparecida
Autor: Brum, Isis
Fonte: O Globo, 12/02/2007, O País, p. 8

Comissão enviada pelo Vaticano visita cidade onde o Papa celebrará missa

Isis Brum*

APARECIDA. Uma comitiva litúrgica do Vaticano visitou ontem o Santuário de Aparecida, no Vale do Paraíba, onde o Papa Bento XVI celebrará uma missa campal e presidirá a a cerimônia de abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho (Celan). Uma das sugestões recebidas pelos representantes do Vaticano é usar um ¿papamóvel¿ para o transporte do Pontífice durante os dois dias que passará na cidade ¿ 12 e 13 de maio. Antes, o Papa visitará a capital paulista.

Bento XVI tem de percorrer um trajeto de cerca de 700 metros entre o Seminário Bom Jesus, onde ficará hospedado, até a Basílica. Segundo o padre Hélcio Vicente Testa, administrador do Santuário Nacional, o Papa deverá subir ao palco, onde rezará a missa, pela entrada principal do santuário.

¿ É para facilitar o contato dele com o povo ¿ explicou o administrador.

A chegada ao local também seria no papamóvel, mas o número de seguranças ainda não foi definido.

Textos escolhidos seguem hoje para Roma

A comitiva litúrgica, formada por dois religiosos, Monsenhor Piero Marini e Monsenhor Enrico Viganò, também avaliou os textos escolhidos para as celebrações que serão presididas pelo Papa Bento XVI em Aparecida. Marini, chefe das cerimônias das celebrações pontifícias, afirmou que não será preciso fazer alterações.

¿ As celebrações terão textos litúrgicos do tempo pascoal ¿ disse o cerimoniário.

O Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, disse que os textos seguem, ainda hoje, para Roma para aprovação final da Santa Sé. Eles serão impressos em português, espanhol e inglês, e entregues apenas ao Pontífice e aos bispos que participarão com ele do ritual católico. A expectativa é que, somente ao Santuário, compareçam cerca de 400 mil fiéis.

Se a cerimônia de canonização do beato Frei Galvão acontecer durante a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, de 9 a 13 de maio, não haverá modificações significativas nos textos litúrgicos selecionados. Monsenhor Marini afirmou que haverá apenas uma adaptação e manterá a Páscoa como o tema principal da missa celebrada em Aparecida. A data e o local da canonização do frei deverão ser definidos até o final deste mês.

Na cerimônia de santificação, o prefeito das causas dos santos pede ao Papa para declarar o beato santo, ¿um fiel que pode ser seguido como um exemplo de cristão em todo o mundo¿, explica Marini.

Após o pedido, o Papa segue com a ¿ladainha de todos os santos¿, um ritual que expressa a união entre a Igreja na terra e a Igreja celestial. O Papa, então, declara o beato santo e dedica-lhe um momento de veneração, que representa um pedido dos fiéis para que o novo santo interceda por eles junto a Deus.

* Do Diário de S.Paulo