Título: Venezuela anuncia medidas para combater inflação de dois dígitos
Autor:
Fonte: O Globo, 12/02/2007, Economia, p. 17

PDVSA pagará impostos na moeda americana, mas governo nega dolarização

CARACAS. O governo venezuelano de Hugo Chávez anunciou medidas para conter a inflação, que incluem a obrigação de a estatal Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA) recolher impostos em dólares. Ano passado, a inflação atingiu 17%, devido à expansão econômica resultante da alta dos preços do petróleo e aos elevados gastos do governo.

O ministro das Finanças, Rodrigo Cabezas, anunciou ainda que serão reduzidos os controles sobre o câmbio, vigentes desde 2003, elevando a quantia que os turistas podem comprar em dólares. O objetivo é reduzir a quantidade de bolívares na economia.

¿ O governo nacional, em conjunto com o povo, está assumindo a tarefa urgente de derrotar quaisquer pressões inflacionárias em nosso país ¿ disse Cabezas.

Ele explicou ainda que, já a partir de hoje, a PDVSA vai pagar impostos, dividendos e royalties ao governo em dólares em lugar de bolívares, o que, segundo ele, vai reduzir a pressão sobre os preços. Mas o ministro negou que essa medida represente uma dolarização da economia venezuelana:

¿ Não estamos anunciando nenhuma dolarização, os gastos públicos continuarão sendo feitos em bolívares.

O vice-presidente, Jorge Rodriguez, afirmou ainda que o governo vai reduzir o imposto sobre carnes, atualmente em 14%. A carne bovina desapareceu dos supermercados em meio a uma queda-de-braço dos produtores com governo sobre o controle de preços. Os empresários argumentam que o congelamento não levou em conta a inflação acumulada.

Já as autoridades acusam os produtores de alimentos de esconderem as mercadorias para elevar os preços. Rodriguez avisou que, se as determinações do governo não forem cumpridas, este poderá assumir a produção e distribuição de carne.