Título: Escolha de Picciani causa mal-estar
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 13/02/2007, O País, p. 4

Partidos articulam nome alternativo para o comando da CCJ

BRASÍLIA. A indicação de Leonardo picciani (PMDB-RJ) para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) causou mal-estar entre deputados que serão indicados para este colegiado e já articulam uma candidatura alternativa. O nome já está escolhido: Mendes Ribeiro (PMDB-RS). Ele poderá ser lançado candidato avulso momentos antes da votação. Ribeiro confirmou ontem que, desde a indicação de picciani, na semana passada, tem sido procurado por vários partidos para disputar o comando da poderosa CCJ.

O gaúcho integra a CCJ há 12 anos e era o candidato natural do PMDB, mas seu nome foi atropelado por um esquema montado pela bancada do partido do Rio, com aval do governador Sérgio Cabral e do ex-governador Anthony Garotinho. Mendes Ribeiro disse ontem que pode aceitar ser uma alternativa, mas sabe que vai enfrentar a oposição de seu partido.

- Fui procurado, gostaria de concorrer, mas, se eu me lançar, o PMDB me exclui da comissão. E a candidatura faz água - disse.

O nome de Mendes Ribeiro tem o apoio do PFL, do PSDB, do PTB e até de setores do PT. Caso não consigam apresentar uma candidatura alternativa, os deputados pretendem fazer um protesto, como votar em branco na destaque1'>escolha do presidente.

Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) também gostaria de presidir a CCJ, mas só aceitaria se fosse indicado oficialmente pelo partido, não como avulso. O líder do PPS, Fernando Coruja (SC), disse que a CCJ merece um nome de "mais estofo", mas reconhece que seu partido não pode fazer muita coisa porque é minoria. (E.E.)