Título: PT faz acordo com PMDB e indicará presidente do Conselho de Ética
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 13/02/2007, O País, p. 4

Nome com mais chances é Odair Cunha (pt-MG), mas Izar quer reeleição

Evandro Éboli

BRASÍLIA. Ignorado até a crise do mensalão, o Conselho de Ética da Câmara virou a cobiça dos partidos governistas, que querem o seu controle. O bloco terá a maioria dos integrantes - dos quinze titulares, oito serão indicados pelo grupo que elegeu Arlindo Chinaglia (pt-SP) presidente da Câmara. O cargo de presidente do conselho caberia ao pmdb, mas o partido fez um acordo e deu ao pt o direito de indicar o nome para o posto. Vários deputados tentam a indicação. Mas o atual titular, Ricardo Izar (ptB-SP), está em plena campanha e afirma que há um acordo com o pt que assegura sua recondução.

Para ter o controle absoluto do conselho, ponto de partida para a cassação de parlamentares, os partidos da base não pretendem abrir mão de suas vagas. Nos últimos anos, foi praxe ceder lugares no conselho para legendas menores, que, oficialmente, não teriam assento.

Líder do ptB protocolou nome de Izar na Mesa

Pelas regras da proporcionalidade, que é o tamanho da bancada, a composição do conselho ficará assim: pmdb (três), pt (dois), PSDB (dois), PFL (dois) e PP, PR, ptB, PSB, PDT e PPS, um integrante cada. No pt, o candidato com mais chance de ser o indicado é Odair Cunha (MG). Ele integrou o comando da campanha de Chinaglia. Outro nome é o de José Eduardo Cardozo (SP), que fez parte do conselho no ano passado.

O líder do ptB, Jovair Arantes (GO), protocolou na Mesa da Câmara o nome de Izar como candidato à presidência. Não é oficial, mas Izar diz que há um acordo que garante sua reeleição.

- Não se pode quebrar acordo depois da eleição (de Chinaglia) garantida. O ptB está sendo preterido na distribuição dos cargos. Serei candidato e não retiro meu nome - disse Izar.

O petista Odair Cunha integrou a comissão de sindicância da Corregedoria da Câmara que analisou previamente os processos a serem remetidos ao Conselho, referentes aos escândalos do mensalão e dos sanguessugas. Segundo ele, a experiência lhe dá condições para o cargo.

A votação só acontecerá após a escolha dos novos integrantes do conselho, no final do mês. como o voto é secreto, em cédula, há a possibilidade de traições aos acertos prévios.