Título: Auto-suficiência surpresa
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 13/02/2007, Economia, p. 22

Autonomia do petróleo veio antes do previsto

Juliana Rangel

Ao contrário do previsto pela Petrobras, que havia calculado que a meta da Auto-suficiência na produção brasileira de petróleo seria alcançada apenas em fevereiro deste ano, o Brasil conquistou o feito em dezembro de 2006. A comprovação pode ser feita a partir de dados da produção nacional relativos ao mês de dezembro de 2006, divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Em 2006, foram exportados 134,3 bilhões de barris de petróleo, contra importações de 131,942 bilhões. O saldo, que configura a Auto-suficiência, foi de 2,394 bilhões de barris, ou cerca de 6.600 barris por dia.

O diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, comemorou:

- Do ponto de vista do consumo e da produção de petróleo e de derivados, o Brasil alcançou a Auto-suficiência em 2006. Em matéria de divisas, porém, ainda há um pequeno déficit de cerca de US$700 milhões na balança comercial do petróleo, o menor que já tivemos. O nosso objetivo sempre foi a Auto-suficiência na produção, e essa já alcançamos - afirmou.

Até então, a Petrobras vinha considerando a estimativa de consumo de 1,85 milhão de barris diários na média em 12 meses. Mas o fato de a empresa ter anunciado, em dezembro, uma produção média diária de 1,777 milhão de barris em 2006, abaixo da esperada, fez o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, afirmar que a conquista seria adiada em dois meses. Na época, a Petrobras alegou problemas nas plataformas P-50 e P-34. Especialistas, porém, dizem que o consumo pode ter sido menor.