Título: Disputa por Saúde e Educação atrasa reforma
Autor: Camarotti, Gerson e Gois, Chido de
Fonte: O Globo, 14/02/2007, O País, p. 10

PMDB e PT criam impasses por pastas; Alfredo Nascimento (Transportes) e Márcio Fortes (Cidades) confirmados

Gerson Camarotti, Chico de Gois e Luiza Damé

BRASÍLIA. por conta da Disputa interna nos partidos governistas, a reforma ministerial emperra nas duas pastas responsáveis pelos maiores orçamentos da Esplanada: Saúde e Educação. O PMDB está dividido em relação ao nome de consenso para a Saúde. E o PT paulista tenta forçar a indicação da ex-prefeita Marta Suplicy, contra a vontade do Palácio do Planalto, para a Educação. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera que a pausa do carnaval possa criar um ambiente de entendimento entre os aliados.

Em mais uma rodada de negociações, ontem, Lula confirmou alguns nomes. Ao senador Alfredo Nascimento (PR-AM), confirmou sua volta para o Ministério dos Transportes. Para o PP, Lula disse que Márcio Fortes continuará no Ministério das Cidades, apesar da pressão do PT.

- Nunca tive experiência no Parlamento, em 30 anos de vida pública. Eu queria aprender sobre o Legislativo. Mas na política a gente não faz só o que quer. E acho que não vou ter tempo de aprender a ser parlamentar - declarou Nascimento, sorrindo.

- O presidente disse que já temos um ministério e que o ministro é nosso - disse o líder do PP na Câmara, Mario Negromonte (BA), ao sair do Planalto.

Para PDT, presidente sinaliza acordo depois do carnaval

Lula também prometeu ministério para o PDT.

- O presidente está fazendo uma avaliação de quem é quem no governo, os cargos nos estados. Só depois do carnaval é que vai chamar a gente - disse o presidente do PDT, Carlos Lupi, que citou como ministérios simbólicos para o partido Trabalho, Previdência, Minas e Energia, Transportes e Educação: - Mas não fizemos nenhuma exigência. Para nós, o programa é a mola que nos move.

Com ministérios de menos e aliados de mais para acomodar, Lula desistiu de fazer mudanças pontuais e agora pretende anunciar a reforma de uma vez só. Mas esbarra nos problemas internos do PMDB e do PT. Na conversa com os representantes do PMDB, segunda-feira, Lula sugeriu para a Saúde o nome do técnico José Gomes Temporão, que tem o apoio do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB). No encontro estavam o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), e os líderes do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e no Senado, Valdir Raupp (RO).

Henrique Alves disse ao presidente que Temporão não tinha o apoio da bancada e sugeriu um entendimento, em que a bancada indicaria o nome de um deputado e Temporão seria o secretário-executivo. Lula pediu para que o partido entrasse em entendimento.

- Nós saímos da conversa com o presidente Lula sem nenhum sentimento de cobrança. Pelo contrário - disse o deputado.

Ontem Cabral e Henrique Alves tentaram resolver o impasse. O deputado ponderou que o importante era um ministro que representasse os 90 deputados da bancada. O mais forte é Osmar Terra (PMDB-RS). A idéia seria enviar ao Planalto uma lista tríplice com nomes de deputados com atuação na área da Saúde: Terra, Marcelo Castro (PI), Darcísio Perondi (RS).

Quanto à Educação, Lula dá sinais de que prefere manter o atual ministro, Fernando Haddad. Reconhece que Marta é uma aliada fiel, mas teme que a ex-prefeita traga problemas pela influência dela no partido.