Título: Afastamento na Susep
Autor: Santos, Ana Cecília e Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 15/02/2007, Economia, p. 30

Tribunal aceitou o pedido liminar do MP

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região determinou o Afastamento temporário do superintendente Renê de Oliveira Garcia Júnior da Superintendência de Seguros Privados (Susep), conforme noticiou anteontem Ancelmo Gois em sua coluna. Renê Garcia está sendo investigado no processo de liquidação extrajudicial da Interunion Capitalização, instituição financeira do empresário Artur Falk que vendia a loteria Papa-Tudo.

O desembargador Fernando Marques, do TRF, atendeu a um pedido de liminar em ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal (MPF) do Rio contra o superintendente da Susep. na ação, o MPF diz que há indícios de que Renê Garcia cometeu desvio de finalidade ao participar do processo de liquidação da Interunion. Ele teria atuado com a intenção de beneficiar os ex-administradores ao destituir da função de liquidante da Interunion, em julho do ano passado, o servidor cedido pelo Banco Central Antonio Telles, nomeando em seu lugar outro liquidante, Renato Sobrosa Cordeiro. Segundo o MPF, o objetivo era criar uma falsa impressão de que a empresa teria como arcar com a dívida, publicando no quadro geral de credores que o ativo era suficiente para o pagamento integral dos que se habilitaram a receber.

Renê Garcia diz que o processo de liquidação estava atrasado há um ano e meio e "houve razões objetivas para o Afastamento" do liquidante. Ele voltou a dizer que há recursos para pagar a todos os credores habilitados.