Título: PT agora quer para Marta a pasta das Cidades
Autor: Camarotti, Gerson e Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 16/02/2007, O País, p. 8

Partido muda estratégia e entrega ao governo lista de seis ministeriáveis; PTB quer nomear ruralista para Agricultura

Gerson Camarotti e Luiza Damé

BRASÍLIA. O PT decidiu mudar a estratégia: vai pedir o Ministério das Cidades para a ex-prefeita Marta Suplicy, e não mais o da Educação. O partido vai entregar uma lista de outros ministeriáveis petistas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva após o carnaval. A estratégia foi decidida ontem à tarde na reunião da comissão política do PT, mas não foi divulgada oficialmente para evitar uma reação antecipada do PP, que hoje ocupa a pasta das Cidades, com o ministro Márcio Fortes. O presidente está sendo pressionado ainda pelo PTB, que briga pelo cargo de ministro da Agricultura.

- Marta é um nome para ser oferecido ao presidente. É um nome nacional. Estamos trabalhando hoje com o espaço que o PT ocupa para não criar constrangimentos a outros partidos da coalizão. Vamos levar a Lula e ele avalia - disse o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), omitindo a ambição de ter o Ministério das Cidades.

Inicialmente, a própria Marta trabalhou para ser nomeada para as Cidades - vinculada ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e suas dezenas de obras de saneamento e habitação -, mas o PT teve que recuar no auge da campanha da eleição da Câmara, já que causou forte reação do PP e seus 42 deputados, com ameaças à eleição de Arlindo Chinaglia. O PT voltou suas energias para ter Marta no Ministério da Educação, mas Lula não gostou.

- Por que vou tirar um ministro (Fernando Haddad) que está dando certo para colocar a Marta? - disse Lula esta semana, segundo o líder do PMDB, senador Valdir Raupp (RO).

- O perfil da Marta é mais para o Ministério das Cidades do que para Educação. Mas ela tem todas as condições para ocupar qualquer cargo. É a única das grandes lideranças do PT que está sem função. Como não aproveitá-la? queremos a Marta no Ministério de Lula - disse o deputado Jilmar Tatto (SP).

PTB ainda enfrenta resistência de Jefferson

Além de Marta, o PT listou outros nomes para levar a Lula: o deputado Walter Pinheiro (BA) para o Ministério de Desenvolvimento Agrário; José Fritsch para retornar à Secretaria Especial da Pesca; a ex-deputada Lucy Choinacki (SC), para a pasta das Mulheres; e os ex-deputados Luiz Eduardo Greenhalgh e Renato Simões para o Secretaria de Direitos Humanos.

O PTB também trabalha, sem alarde, por uma vaga. O vice-presidente do partido, Flávio Martinez, esteve no Palácio do Planalto, na noite de quarta-feira, e entregou ao ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, o abaixo-assinado da bancada pedindo a nomeação de Nelson Marquezelli (SP), líder ruralista, para a Agricultura. Tarso admitiu negociações com o PTB e disse que a mudança no Ministério poderá ser pontual.

- Não é uma revolução ministerial. É uma reforma ministerial, que tem por objetivo estabilizar a coalizão e sobretudo dar cumprimento ao PAC. É um Ministério do PAC - disse.

A dificuldade do PTB é a divisão do partido. Embora a bancada tenha reiterado apoio ao governo, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, faz oposição ao Planalto.

- Estive com o ministro e conversamos sobre a vontade do PTB de participar do Ministério. Mostramos a vontade das bancadas de indicar o deputado Marquezelli para a Agricultura - afirmou Martinez. - Ele (Jefferson) liberou o partido.

COLABOROU Chico de Gois