Título: Índice de atraso nos vôos mais do que dobra
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 16/02/2007, Economia, p. 26

Infraero e Anac não têm explicação para a demora. Fiscais do Procon vão monitorar Guarulhos no carnaval

Henrique Gomes Batista

BRASÍLIA, RIO e SÃO PAULO. A dois dias do carnaval, os brasileiros voltaram a conviver com atrasos nos aeroportos, aumentando o temor de caos durante o feriado. Segundo a Infraero, até as 19h de ontem, 436 dos 1.465 vôos previstos (29,8%) em 67 aeroportos sofreram atrasos de mais de meia hora. Nenhum órgão do governo soube explicar o motivo da demora nas decolagens.

Mas a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) alertou que esses transtornos se repetirão a partir de meados de março, quando os horários de muitos vôos no país serão alterados com o início das obras na segunda pista do Aeroporto de Congonhas.

O balanço de ontem da Infraero indicou um Índice de atrasos mais de duas vezes superior ao de quarta-feira (12,8%). Ontem ainda, 267 vôos registaram atrasos superiores a 45 minutos, ou 18,2% do total.

No Rio, o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) registrou 18 atrasos entre os 305 vôos programados até as 13h de ontem, último dado disponível. A espera chegou a duas horas e quarenta minutos. Segundo a Infraero, o alto número de vôos já é efeito do carnaval, pois o normal é 280.

Setor ainda teme paralisação dos controladores de vôo

No feriadão, a Fundação Procon vai fiscalizar o cumprimento de horários de vôos no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (na região metropolitana de São Paulo). A Operação Carnaval, com 14 fiscais, irá das 8h de hoje até as 17h de quarta-feira.

Pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), a responsabilidade pelo não-cumprimento dos horários de partida ou chegada de vôos é de companhias áreas, operadoras e agentes de turismo. A orientação do Procon é que os passageiros guardem todos os documentos relacionados à viagem, como notas fiscais e recibos, para um possível pedido de ressarcimento de prejuízos.

No último dia 8, representantes de oito empresas áreas (BRA, Gol, TAM, Rio Sul, Total Linhas, Varig, OceanAir e Pantanal) informaram ao Procon que montariam um plano alternativo para os consumidores, no caso de novos atrasos.

O problema é que, ao aumento do tráfego no carnaval, poderá somar-se o descontentamento crescente dos controladores de vôo. A hipótese de uma paralisação ou operação-padrão no feriado - para forçar o governo a melhorar as condições da carreira - não está descartada. Porém, líderes dos controladores e profissionais ouvidos pelo GLOBO disseram que ainda não há movimento oficialmente organizado.

O Comando da Aeronáutica afirmou em nota que "está atento ao incremento do movimento de aeronaves no período do carnaval" e que todos os procedimentos foram adotados para evitar problemas. Fontes ouvidas pelo GLOBO, contudo, confirmam que alguns chefes do controle aéreo temem que haja problemas localizados.

Sobre a reforma da pista auxiliar de Congonhas após o carnaval, a Anac informou que a malha aérea será alterada, já que a pista ficará interditada por, no mínimo, 90 dias, e a capacidade de pousos e decolagens no aeroporto mais movimentado do país cairá de 48 por hora para 37. O órgão estabeleceu que os vôos fretados (charter) serão desviados para Guarulhos. Além disso, o horário de Congonhas será estendido das 5h30m às 0h30m.

- Como a malha no Brasil é integrada, a alteração de alguns horários de Congonhas pode afetar vôos em todo o Brasil, em cadeia - afirmou Denise Abreu, diretora da Anac.

COLABORARAM Bruno Rosa e Cristiane Jungblut