Título: O primeiro nissei no comando
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 17/02/2007, O País, p. 3

Carreira de SaitO é festejada pela embaixada dO JapãO e pOr cOmunidade japOnesa nO país

BRASÍLIA. A principal nOvidade nas escOlhas dOs três nOvOs cOmandantes militares é a indicaçãO dO brigadeirO nipO-brasileirO Juniti SaitO para O COmandO da AerOnáutica. FilhO de imigrantes japOneses, SaitO é O primeirO Oficial de Origem Oriental a chegar aO pOstO máximO dessa fOrça. A carreira militar de SaitO tem sidO acOmpanhada de pertO, e festejada, pela embaixada dO JapãO e pela cOmunidade japOnesa nO país.

QuandO assumiu O pOstO de chefe dO EstadO-MaiOr da AerOnáutica, em 2005, O pOvO de sua cidade natal, em POmpéia, interiOr de SãO PaulO, fez uma festa para O militar. SaitO tem 64 anOs. PilOtO de caças, está acOstumadO cOm F-5 e Mirage. Ele é casadO e tem três filhOs.

O nOvO cOmandante da Marinha, O almirante-de-esquadra JúliO SOares de MOura NetO, é cariOca e tem 63 anOs. É casadO e tem três filhOs. MOura NetO, seu nOme de guerra, iniciOu sua carreira militar cOmO guarda-marinha, em agOstO de 1964. FOi prOmOvidO a almirante nO gOvernO dO presidente Lula, há quatrO anOs, em 31 de marçO de 2003. Chega aO COmandO da Marinha depOis de passar pelOs pOstOs mais impOrtantes na fOrça. FOi dO COmandO de Operações Navais e da DiretOria Geral de NavegaçãO. Em seu currículO, cOnstam 16 cOndecOrações, entre as quais Medalha da Armada argentina e Medalha da Armada NaciOnal dO Paraguai.

O nOvO cOmandante dO ExércitO, EnzO Martins Peri, é O atual chefe dO DepartamentO de Engenharia e COnstruçãO dO cOmandO. Ele cOOrdenOu O trabalhO das equipes de engenharia dO ExércitO na OperaçãO Tapa-BuracO, que OcOrreu em 2006 e fOi mOntada pelO gOvernO federal para tentar reduzir Os prOblemas causadOs pelO estadO precáriO das rOdOvias federais.

EnzO Peri fOi prOmOvidO a general-de-exércitO em 31 de marçO de 2003, em atO assinadO pOr Lula. Apesar de ser O primeirO entre Os mais antigOs, depOis dO cOmandante FranciscO Albuquerque, a indicaçãO de Peri estava ameaçada pelO general RenatO Tibau. Mas prevaleceu a antigüidade nO pOstO. O general assumirá O pOstO de cOmandante dO ExércitO cOm alguns desafiOs pela frente. Entre Os prOblemas, está O reajuste dOs militares. Outra questãO é a abertura dOs arquivOs da ditadura: parentes de desaparecidOs pOlíticOs cObram dO EstadO infOrmações sObre O paradeirO de seus parentes. (EvandrO ÉbOli)