Título: PAC: Chinaglia oferece relatoria ao PFL
Autor: Camarotti, Gerson e Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 17/02/2007, O País, p. 4

Lula não se opôs à indicação; PSDB também deve relatar um dos 11 projetos

Luiza Damé e Cristiane Jungblut

BRASÍLIA. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), informou ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que decidiu dar à oposição, em especial ao PFL, uma das relatorias das propostas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No encontro realizado no Palácio do Planalto, Chinaglia discutiu com Lula os nomes para as 11 relatorias do PAC - sete medidas provisórias e quatro projetos de lei -, que devem ser anunciados na próxima quinta-feira (dia 22).

O presidente não se opôs e, depois do encontro, Chinaglia garantiu que a oposição vai indicar relator para mais de uma proposta. Antes mesmo de falar com Lula, Chinaglia já havia oferecido ao PFL, na quinta-feira, a relatoria de uma das medidas provisórias (MPs) do PAC.

Chinaglia adiou o anúncio dos nomes, que ocorreria ontem, a fim de ter tempo para administrar a pressão de líderes partidários, e também de ministros que querem ter "relatores de confiança" nas propostas de suas áreas. A Casa Civil e os ministérios dos Transportes e de Minas e Energia, por exemplo, acompanham as negociações.

- É natural que o presidente tenha interesse no trâmite do PAC. Vamos nos concentrar na indicação dos relatores. Estamos ultimando os contatos para anunciar os nomes na próxima quinta-feira - disse Chinaglia.

Escolha seguirá critério da proporcionalidade

Segundo ele, a escolha dos relatores deverá seguir o critério da proporcionalidade. Ele lembrou que distribuir relatorias para a oposição foi um compromisso de sua campanha para a presidência da Câmara.

- É democrático que todos que têm representação no Congresso recebam relatorias. Além de ser um compromisso de campanha, é uma convicção minha. Afinal, todos representam uma parcela da opinião da sociedade brasileira.

Para Chinaglia, a disputa entre governo e oposição não afetará o comportamento dos relatores escolhidos, embora essa seja uma das preocupações do Planalto. O líder do PFL na Câmara, Onyx Lorenzoni (RS), disse que o gesto de Chinaglia era importante e que consultaria a bancada sobre a indicação do seu partido. A decisão do petista surpreendeu o PFL.

O PSDB, que teve parte da bancada aliada à campanha de Chinaglia, também deve ser contemplado.