Título: Com atrasos, mas sem crise
Autor: Batista, Henrique Gomes e Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 17/02/2007, Economia, p. 23

Novo Comando da Aeronáutica agrada a controlador e feriado Começa sem caos em aeroportos

Henrique Gomes Batista, Aguinaldo Novo e Ana Cecília Santos

Oanúncio da troca do Comando da Aeronáutica - feito ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva - foi Comemorado pelos controladores de vôo militares e praticamente sepultou a realização de alguma operação-padrão neste carnaval. O novo Comandante é o brigadeiro Juniti Saito, que tem boa relação Com os profissionais do tráfego aéreo e é simpático à desmilitarização parcial do setor. A notícia indica que o feriado passará sem crise, já que ontem, véspera da folia, um em cada três vôos do país atrasou mais de 45 minutos, mas o passageiro não enfrentou transtornos sérios.

Saito é considerado um negociador habilidoso, receptivo às mudanças e deverá ser fundamental na discussão sobre a desmilitarização do controle aéreo. Ele difere do atual Comandante, Luiz Carlos Bueno, considerado autoritário e intransigente Com a hierarquia militar. Foi de Bueno, por exemplo, a decisão de aquartelar controladores de vôo às vésperas de dois feriados no ano passado. Da primeira vez, a medida foi abafada. Já em Finados, os profissionais decidiram só descruzar os braços se a iniciativa fosse suspensa. Bueno teve que ceder. Saito, então o segundo na hierarquia, foi contra o aquartelamento. Além disso, no período após o acidente da Gol, Saito conversava Com os controladores, enquanto Bueno preferia se ater ao fato de que militares não fazem reivindicações e mobilizações, sob risco de serem acusados de insubordinação.

Bueno defendia o nome do brigadeiro Paulo Roberto Rörig de Britto para seu lugar, mas Lula optou por Saito. Na avaliação de profissionais ouvidos pelo GLOBO, a troca de Comando estancou a rebeldia de alguns controladores, que defendiam uma greve branca no carnaval. Eles entenderam que, se fizessem alguma operação, poderiam ser mal vistos no momento em que mudanças Começam a ocorrer.

- Este anúncio é um bom sinal para nós, controladores. Espero que ele (Saito) mantenha suas características de negociação e convencimento no Comando da Aeronáutica - afirmou Jorge Nunes Oliveira, presidente da Associação dos Controladores de Tráfego Aéreo do Rio de Janeiro.

De cada três vôos, um atrasou ontem

Sem operação-padrão, os atrasos de ontem foram decorrentes de tráfego aéreo intenso no feriado mais movimentado do país para os aeroportos. Segundo a Infraero, até às 19h32m, 535 vôos enfrentaram atrasos de mais de 45 minutos, ou 36% dos 1.491 vôos previstos. Mas não foram identificadas filas intermináveis nos check-ins, superlotação de salas de embarque ou cancelamento de vôos nos principais terminais do país. Em Brasília, houve estrangulamento de 22 minutos no espaço aéreo, Com retenção de aeronaves em solo, por volta das 13h. O casal de namorados Giovanna Cardoso e Edmundo Lins, após o atraso de duas horas no vôo até o Rio, lamentava a possibilidade de desembarcar na cidade apenas à noite.

- Era tudo o que a gente não queria. Decidimos viajar no início da tarde para evitar o caminho à noite. A violência assusta a gente - afirmou Giovanna.

Até às 19h30m, os aeroportos de São Paulo não registravam grandes problemas. Em Congonhas, dos 25 vôos programados para o horário, 14 estavam Com atraso de mais de 45 minutos. Em Cumbica, um vôo Com saída prevista para as 15h30m decolou às 18h10m para Salvador. Outro Com destino a Recife apresentou atraso de duas horas.

Com passagem Comprada para Belo Horizonte, o microempresário Renato Antero teve de esperar uma hora a mais para embarcar em Congonhas, mas, para evitar o suplício do fim do ano passado, desta vez ele veio preparado:

- Na dúvida, trouxe uma bolsa a mais, Com bolachas, água e até sabonete e toalha.

No Rio, no Aeroporto Tom Jobim, dos 82 vôos programados, 55 trechos (33,5%) tiveram atrasos entre 30 minutos e uma hora. Houve ainda dois cancelamentos entre 7h e 18h. No início da tarde, o aeroporto registrava fraco movimento de passageiros, que só se intensificou por volta das 17h. Apesar das filas de check-in Com espera de até meia hora, o clima era de normalidade.

A carioca Simone Aquino chegou ao aeroporto Com pouco mais de uma hora de antecedência para pegar um vôo da Gol Com destino a Salvador. Ela disse que estava tranqüila em relação à viagem:

-- Decidi há um mês, pois tenho parentes lá. O réveillon foi tranqüilo. Acho que a crise já está superada.

COLABOROU Patrícia Duarte