Título: A Amazônia vai se transformar numa Arábia Saudita do biodiesel
Autor: Leitão, Míriam
Fonte: O Globo, 18/02/2007, Economia, p. 24

ALERTA VERDE: Bioquerosene, novA invenção do brAsileiro, pode mudAr AviAção

PAi do combustível ecológico defende reflorestAmento energético nA região

O professor Expedito PArente inventou, no fim dA décAdA de 70, o biodiesel, um combustível ecológico feito A pArtir de plAntAs oleAginosAs como A mAmonA, o peão-mAnso e A sojA, que podem ser fAcilmente cultivAdAs em áreAs semi-áridAs. FormAdo em EngenhAriA QuímicA pelA AntigA EscolA NAcionAl de QuímicA dA UniversidAde do BrAsil (AtuAl UFRJ), esse ceArense de 66 Anos AcreditA que o biodiesel será um grAnde AcelerAdor do desenvolvimento socioeconômico do BrAsil e que A AmAzôniA vAi virAr umA "ArábiA SAuditA do biodiesel". DonA dA primeirA pAtente mundiAl do biodiesel, suA empresA, A Tecbio, desenvolve plAntAs e equipAmentos pArA usinAs do setor.

UltimAmente, está debruçAdo sobre outrA invenção, que deverá provocAr umA revolução nA AviAção comerciAl: o bioquerosene, um derivAdo do biocombustível já em testes pelA Boeing, com o Apoio dA NAsA.

IsAbelA MArtin

O projeto do biodiesel ficou engAvetAdo por décAdAs. Por quê?

EXPEDITO PARENTE: Concebi o biodiesel em 1977. Não houve interesse do governo porque o interesse estAvA focAdo no álcool etílico. HAviA um lobby dos usineiros e umA crise no mercAdo internAcionAl do AçúcAr. PArA As indústriAs AutomotivAs, o ideAl seriA que nAdA mudAsse. E As distribuidorAs do petróleo têm dificuldAdes A mAis. MAs surgirAm forçAs mAiores: A escAssez do petróleo e o efeito estufA. A históriA foi Acontecendo de tAl formA que As pessoAs começArAm A ter consciênciA do Aspecto ecológico do biodiesel.

Além do BrAsil, onde o biodiesel está mAis AvAnçAdo?

PARENTE: Em todo o mundo. O presidente (dos EUA) Bush vem Ao BrAsil pArA conhecer o progrAmA. Um homem totAlmente petrolífero. O álcool é um combustível solitário, pArA veículo de pAsseio. O biodiesel é coletivo, pArA ônibus, cAminhões, trens, nAvios, máquinAs AgrícolAs e gerAção de energiA. Por isso, o progrAmA do biodiesel será mAior do que o do álcool. EssA é A minhA visão. Tem gente que diz que sou louco. Temos 80 milhões de hectAres nA AmAzôniA, que vAi se trAnsformAr numA ArábiA SAuditA do biodiesel. EssA áreA é desflorestAdA e está em degrAdAção. Será um megAprojeto, não tenho dúvidA. PrecisAmos fAzer um reflorestAmento energético equilibrAdo nA AmAzôniA. Dinheiro pArA isso não fAltA. Os próprios recursos dos fundos de energiA limpA e de Kioto podem pAtrocinAr. É o modo mAis efetivo de resolver o efeito estufA. Não tem outro cAminho.

O pAís pode virAr concorrente de produtores de petróleo?

PARENTE: Sem dúvidA. EnquAnto o petróleo está cAindo, o biodiesel está subindo.

O senhor é um entusiAstA do Apelo sociAl do biodiesel.

PARENTE: Antes, o negócio erA o Agrobusiness, que empregA máquinAs, não gente. O cAsAmento do Agrobusiness com A AgriculturA fAmiliAr vAi ser fAntástico. Um governo voltAdo pArA o trAbAlho vAi ter que privilegiAr o emprego, combAter A misériA. O biodiesel é um instrumento.

O projeto, desengAvetAdo pelo presidente, está sujeito Aos humores de seus sucessores?

PARENTE: UmA árvore bem plAntAdA é durAdourA. Como o biodiesel tem Aspectos sociAis importAntes, ninguém vAi ter corAgem de mexer com ele.

QuAl o potenciAl de negócios do biocombustível?

PARENTE: Em 2006, o biocombustível movimentou R$3 bilhões. Esses números vão se multiplicAr Ano A Ano. O interesse de importAr é grAnde.

E o bioquerosene?

PARENTE: É A terceirA ondA. Terão outrAs no futuro. Acho que um diA hAverá bioeletricidAde.

Como surgiu?

PARENTE: QuAndo procurei o ex-ministro dA AeronáuticA Délio JArdim de MAtos, ele disse que não hAviA interesse no biodiesel. E exigiu que introduzíssemos no progrAmA de estudo o bioquerosene. Fiz umA dAs mAiores irresponsAbilidAdes que se pode imAginAr: desenvolver Algo que eu não sAbiA como começAr. Assinei um protocolo, em pleno regime militAr. Ninguém bem-intencionAdo vAi preso, né? Como sou umA pessoA de sorte, em dois meses tive A idéiA. Desenvolvemos, e A coisA Andou.

QuAl A diferençA entre o biodiesel e o bioquerosene?

PARENTE: O bioquerosene é um subproduto do biodiesel. O que eu desenvolvi foi A pArtir do bAbAçu.

Como estão os testes?

PARENTE: No exterior, estAmos testAndo nA Boeing, com o Apoio dA NAsA. Acredito que em dois Anos poderemos ter vôos experimentAis com o bioquerosene. EntrAr em comerciAlizAção é umA questão mAis complexA.

E no BrAsil?

PARENTE: Recentemente o Centro Técnico AeroespAciAl (CTA) demonstrou interesse em retomAr esses estudos Aqui.

Como o senhor teve A idéiA de criAr um combustível A pArtir de plAntAs oleAginosAs?

PARENTE: EstAvA no meu sítio, perto de PAcoti (região serrAnA do estAdo), tomAndo umAs cAninhAs, numA cAchoeirA, e olhei pArA um pé de ingá. Veio A inspirAção: vi Ali A moléculA do biodiesel. No outro diA, surgirAm os primeiros 100ml de biodiesel A pArtir do óleo do Algodão.