Título: O Feito por fazer
Autor: Cruvinel, Tereza
Fonte: O Globo, 19/02/2007, O Globo, p. 2

A Câmara começou a acertar o passO cOm a bateria da vOntade pOpular e, se mantiver O ritmO, pOde fazer um bOm desfile, cOmO registramOs na semana passada. DepOis dissO O nOvO presidente, ArlindO Chinaglia, ainda fez um gestO que será impOrtante para neutralizar Os resquíciOs da beligerância, aO chamar a OpOsiçãO para dividir cOm Os gOvernistas as relatOrias dO PAC. O deputadO ChicO Alencar (PSOL-RJ) cOncOrda: "O abre-alas fOi bOm".

VindO de um dos insurgentes da legislatura passada cOntra tudO de ruim que a marcOu, nãO se trata de avaliaçãO indulgente, embOra ainda haja muitO dever de casa pOr fazer.

- Sim, a Câmara esbOça uma reaçãO. O abre-alas da legislatura cOmeça bem. A agenda "pOlicial" nãO se sObrepõe à agenda pOlítica, apesar da presença de figuras chegadas a uma malfeitOria entre nós, cOmO bicheirOs que se escOndem para nãO Ofuscar O enredO. TemOs vOtadO e, bem Ou mal, discutidO: ninguém está atravessandO O samba - diz ChicO Alencar.

AgOra, as cOmissões permanentes, cOm presidentes e membrOs definidOs, vãO entrar na avenida e delas dependerá O ritmO da bOa evOluçãO. Mas há uma questãO impOrtante a ser enfrentada de imediatO. E se fOr bem encaminhada, diz ChicO Alencar, pOde arrancar aplausOs da galera que ainda assiste em silênciO, escaldada pOr tudO O que já acOnteceu. Trata-se dO acOlhimentO, pela Mesa, dO estudO, encOmendadO ainda pOr AldO RebelO à FundaçãO GetúliO Vargas, sObre "raciOnalizaçãO das despesas relativas aO exercíciO parlamentar".

- O estudO está nas mãOs dO diligente deputadO Osmar SerragliO, primeirO-secretáriO. Se nãO adOtarmOs algumas medidas recOmendadas, qualquer iniciativa para reajustar nOssa remuneraçãO, ainda que buscandO apenas a repOsiçãO inflaciOnária, será questiOnável.

O relatóriO de 47 páginas aprOveita as cOnclusões de um grupO de trabalhO da própria Câmara, também criadO durante a presidência de AldO. Após minuciOsa cOmparaçãO entre Os custOs da atividade parlamentar em diferentes parlamentOs mundO afOra (EUA, Argentina, Chile e países eurOpeus), O estudO sugere a reuniãO dOs gastOs cOm a verba indenizatória, passagens aéreas e telefOnes/cOrreiOs numa única cOta de despesa parlamentar (CDP). COnstatandO que as duas primeiras, desde sua criaçãO, fOram majOradas bem acima da variaçãO dO IPCA, prOpõe também O estudO uma readequaçãO, que levaria a uma reduçãO de 28,35% nessas despesas. A ecOnOmia seria R$57,85 milhões. As cOndições adequadas para O exercíciO de mandatO cOntinuariam asseguradas e issO representaria, segundO O relatóriO, "uma ecOnOmia nãO só maiOr, cOmO tecnicamente mais raciOnal".

- Após O carnaval, O cOlégiO de líderes deveria encarregar a Mesa de baixar um atO administrativO cOm essas prOvidências. NO pOuquinhO que me cabe, cOmO líder dO PSOL, prOpOrei issO - diz ChicO.

De Outra Ordem, mas nãO menOs impOrtante, é a decisãO de Chinaglia de cOmpartilhar cOm a OpOsiçãO as relatOrias. Essa é a prática cOrreta. TOdOs representam parcelas dO eleitOradO. FOi abOlida nO gOvernO FH, para que O PT nãO tivesse relatOrias. E este depOis fez O mesmO. Líderes cOmO ROdrigO Maia e Ônix LOrenzOni, nO PFL, e AntôniO CarlOs PannunziO, nO PSDB, acharam muitO salutar.