Título: Lula se reúne com nova cúpula militar
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 21/02/2007, O País, p. 3

BRASÍLIA. O presidente Lula se reúne hoje à tarde com os três novos comandantes militares, escolhidos semana passada. A reunião terá a presença do ministro da Defesa, Waldir Pires, que pode permanecer na pasta. Os três comandantes que estão saindo não irão ao encontro, no Palácio do Planalto.

Lula quer pressa na passagem dos comandos. Até agora, só está confirmada a solenidade de posse do novo comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, dia 28. Ele assumirá o lugar do comandante Roberto Carvalho.

Pelo menos um dos três comandantes que estão saindo tentou continuar: o general Francisco Albuquerque esperava ficar, mas será substituído pelo general Enzo Martins Peri.

A mudança mais esperada foi do comando da Aeronáutica. O brigadeiro Luiz Carlos Bueno, que tentou sem sucesso fazer seu sucessor, será substituído pelo brigadeiro Juniti Saito, nome bem recebido pelas entidades que representam os controladores de vôo.

A mudança sem turbulência nos três comandos fortaleceu a situação de Waldir Pires, que poderá ser mantido no cargo, segundo avaliações no governo. Ele tem bom relacionamento com os três oficiais que vão comandar as Forças Armadas.