Título: Ministro apresenta novos comandantes militares
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 22/02/2007, O País, p. 4

Chico de Gois

BRASÍLIA. Os novos comandantes da Aeronáutica, Juniti Saito, do Exército, Enzo Martins Peri, e da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto, apresentaram-se ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O decreto que os nomeia será publicado hoje no Diário Oficial da União. O anúncio público foi feito pelo Ministro da Defesa, Waldir Pires, que não permitiu que os novos comandantes falassem, nem respondeu a perguntas sobre temas polêmicos, como a crise aérea e a liberação dos arquivos do regime militar.

- O presidente Lula agradeceu a colaboração, a lealdade, o esforço, a eficiência e o trabalho dos comandantes que estão deixando a função - limitou-se a dizer Pires, em referência ao brigadeiro Luiz Carlos Bueno, ao general Francisco Albuquerque e ao almirante Roberto Carvalho, que deixaram os postos.

A escolha de Lula recaiu sobre os militares mais antigos da tropa. Perguntado se a troca na Aeronáutica teria sido responsável pela relativa normalidade nos aeroportos no carnaval, Pires desconversou e disse que os novos comandantes falarão sobre suas principais tarefas quando tomarem posse. Havia o temor de que os controladores de vôo fizessem protesto durante o feriado, diante do descontentamento com Bueno. O novo comandante da Aeronáutica assumirá no próximo dia 28; o da Marinha, dia 1º de março, e o do Exército, no dia 8 ou 9.

- O presidente desejou aos novos comandantes êxito, sucesso e colaboração para que tenhamos as Forças Armadas cada vez mais fortalecidas a serviço do Brasil e de sua soberania - disse Pires.