Título: PAC completa um mês sem discussão
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 22/02/2007, O País, p. 4

Chinaglia diz que vai indicar hoje relatores das sete MPs do programa

Cristiane Jungblut

BRASÍLIA. Lançado com pompa pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) completa hoje um mês sem que tenha sido iniciada no Congresso a discussão de suas medidas. Mas o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), promete para hoje a indicação dos relatores das sete medidas provisórias (MPs) e também os presidentes e relatores das comissões especiais que analisarão quatro projetos de lei que compõem o PAC. O Planalto acompanha as negociações para a escolha das relatorias.

PSB e "bloquinho" querem respeito à proporcionalidade

Chinaglia já decidiu que o PFL terá a relatoria de uma MP, o que é visto com certa desconfiança pelo Planalto. O líder do PFL, Onyx Lorenzoni (RS), confirmou que indicou um nome do partido para relatar uma MP ligada a investimentos, mas não disse quem é.

Chinaglia deve negar o pedido do PDT de relatar a polêmica MP 349, que cria o Fundo de Investimentos em Infra-Estrutura com recursos do FGTS. O vice-líder do PDT, Paulo Pereira da Silva (SP), o Paulinho, pediu a função, mas não será contemplado. O relator da MP do FGTS deverá ser do PMDB. As MPs do PAC receberam 684 emendas, sendo mais de 400 da base aliada.

- O presidente tem que fazer o que achar melhor, desde que respeite a proporcionalidade. Se não fizer, vamos recorrer - disse Márcio França, líder do PSB e do "bloquinho".