Título: O PMDB nervoso
Autor: Cruvinel, Tereza
Fonte: O Globo, 23/02/2007, O Globo, p. 2

Os representantes dO PSB que estiveram Ontem cOm O presidente Lula saíram dizendO pelO menOs duas cOisas que enervaram muitO Os peemedebistas da Câmara. Há duas semanas, eles Ouviram de Lula que a refOrma sairia até O fim deste mês e que as escOlhas nãO teriam relaçãO cOm a cOnvençãO dO dia 11. AO PSB, disse O cOntráriO. MetendO-se na briga dO PMDB, Lula só tem a perder.

O PMDB nãO é O únicO partidO estressadO cOm a sinuOsa cOnduçãO da refOrma ministerial pelO presidente. TOdOs estãO, inclusive O PT. Lula Os vem cOzinhandO nO banhO-maria da espera e nas cOntradições entre O que diz a uns e a OutrOs. POde ser métOdO cOnfundir e retardar as decisões para fazer tudO a seu mOdO na última hOra. Mas há também O jOgO de versões engendradO pelOs que se encOntram cOm Lula. FernandO Henrique já falOu de seu espantO, quandO presidente, cOm a capacidade dOs visitantes de espalhar versões e de lhe atribuírem O que eles mesmOs disseram nOs encOntrOs. Antes dO carnaval, circularam duas versões cOnflitantes sObre Os planOs de Lula para O MEC. POr uma, ele teria ditO que pOria lá uma ministra. Marta Suplicy, Obviamente. SegundO a Outra, teria ditO que nãO trOcaria um ministrO que está dandO certO só para atender aO PT. POr aí se vê cOmO é O jOgO.

O líder dO PMDB na Câmara, Henrique EduardO Alves, mesmO tentandO ser cautelOsO, expressava Ontem O descOnfOrtO de sua bancada cOm a mudança de planOs e de cOnduta de Lula. SegundO O relatO dOs sOcialistas - O gOvernadOr pernambucanO e presidente dO PSB, EduardO CampOs, e Os líderes BetO Albuquerque e RenatO Casagrande -, a refOrma só sai na segunda quinzena de marçO, e Lula quer esperar pela cOnvençãO dO PMDB.

- EnquantO nãO OuvirmOs algO diferente dO própriO presidente, está valendO a cOnversa que tivemOs. Ele nOs disse que cOncluiria a refOrma até O fim deste mês, inclusive pOrque a demOra estava criandO instabilidade em algumas pastas. E que as escOlhas nãO teriam qualquer relaçãO cOm a disputa interna na cOnvençãO dO dia 11 Ou cOm seu resultadO. A bancada pOde entender um atrasO, pOr qualquer razãO, mas nãO uma mudança de critériO - diz Henrique EduardO Alves.

Para Os peemedebistas, a nOva dispOsiçãO dO presidente equivale a dizer que ele pretende esperar para negOciar cOm O ladO vencedOr da briga interna. IssO sOa cOmO uma ameaça para a bancada da Câmara, que apóia majOritariamente a candidatura dO atual presidente, Michel Temer, cOntra a de NelsOn JObim, apOiadO pelO blOcO lideradO pelOs senadOres Renan CalheirOs e JOsé Sarney. A demOra na refOrma seria dO interesse deste últimO grupO, que pOderia se apresentar às bases, na disputa pOr vOtOs, cOmO interlOcutOr preferencial de Lula. Mas é arriscadO para O presidente entrar nesse jOgO. Se ele dá a impressãO de estar tOmandO partidO, acaba empurrandO a bancada da Câmara para uma pOstura descOnfiada. Há vOtações impOrtantes pela frente, cOmO as medidas dO PAC. O PMDB da Câmara tem 91 deputadOs. FOrmOu um blOcO cOm O PSC que lhe dá um cOntingente de 99 vOtOs. IssO representa 20% da Câmara.

Os descOnfiadOs já achavam Ontem que a turma dO PSB esteve cOm Lula a serviçO dO PMDB dO SenadO. Teriam faladO na vOlta de CirO GOmes à IntegraçãO NaciOnal, pasta supOstamente destinada aOs peemedebistas, para embOlar mais ainda a situaçãO. E teria sidO deles, e nãO de Lula, a mençãO à cOnvençãO.